Comunidades rurais no Médio São Francisco serão beneficiadas com sistemas individuais de esgotamento sanitário

23/01/2023 - 11:15

Os municípios de Lapão (BA), João Dourado (BA) e Paratinga (BA), no Médio São Francisco, serão contemplados com a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário, financiados pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) com recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos. A iniciativa vai ao encontro das metas de incremento do acesso aos serviços de esgotamento sanitário nos municípios da bacia estabelecidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para o período de 2016 a 2025.


“Entre os anos de 2014 e 2022, o CBHSF entregou 103 Planos Municipais de Saneamento Básico, quando constatou para a maioria dos municípios contemplados enorme carência em relação à coleta e disposição dos efluentes domésticos, especialmente nas áreas rurais onde ainda predominam soluções inadequadas para o tratamento do esgoto”, explicou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio SF. É o caso da comunidade quilombola Volta Grande, em Lapão, que no dia 18 de janeiro recebeu a primeira visita técnica realizada por funcionários da Agência Peixe Vivo (APV), com o apoio dos integrantes do Grupo de Trabalho de Saneamento Básico do CBHSF.

Na ocasião, estiveram presentes Ricardo Braga, da APV, Ednaldo Campos, do CBHSF, Frieda Keifer, da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) e servidores da Prefeitura Municipal de Lapão. “O objetivo da visita foi realizar uma análise técnica preliminar da viabilidade de execução das intervenções. Conversamos com os moradores e com as lideranças locais e verificamos diversas deficiências quanto ao sistema de esgotamento sanitário. A maioria das casas não possui banheiro e faz a disposição do esgoto de forma inadequada”, avaliou Ricardo. De acordo com coordenador técnico da APV, primeiramente serão contratados os estudos e projetos e posteriormente, por meio de nova licitação, será contratada a execução dos sistemas individuais projetados.



Volta Grande e as demais comunidades selecionadas serão beneficiadas com sistemas de esgotamento sanitário de uso individual, com prioridade para os Tanques de Evapotranspiração (TEvap’s) sempre que os projetos indicarem viabilidade técnica e financeira para a sua execução. Para cada região fisiográfica da bacia do rio São Francisco foram selecionadas três localidades distintas, conforme critérios de hierarquização técnica. “Entre os critérios exigidos para manifestação de interesse dos municípios, esteve a finalização e aprovação do PMSB na respectiva Câmara Municipal”, destacou Ednaldo. No total, serão beneficiadas 12 localidades, pertencentes a 12 municípios distintos, sendo 1/3 (um terço) das vagas destinadas ao atendimento de comunidades tradicionais.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho