CBHSF inicia elaboração do plano de capacitação de pequenos e médios usuários de água da Bacia do São Francisco

24/04/2023 - 10:40

Pelos próximos cinco meses o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da empresa Água e Solo, contratada pela Agência Peixe Vivo, segue elaborando o plano de capacitação de pequenos e médios usuários de água da Bacia do Rio São Francisco. O objetivo é realizar o delineamento das possibilidades metodológicas para diferentes situações, definindo para cada público, objetivo, local e recursos disponíveis às modalidades e processos mais indicados, considerando indicadores de eficiência e efetividade. Além disso será produzido um roteiro avaliativo e de monitoramento do plano.


O plano, que deve estar em acordo com os objetivos dos Planos de Recursos Hídricos, vai caracterizar a aprendizagem no contexto organizacional aplicando os conceitos das políticas nacional e estaduais correspondentes e estimar o impacto do processo de capacitação nas transformações da sociedade, política e no contexto organizacional. O plano de capacitação deve ainda ter metas relacionadas com transformações profundas, duradouras e passíveis de serem atingidas na sociedade da bacia, de forma a permitir um planejamento orientado.

Os segmentos prioritários serão a indústria, mineração, pesca, abastecimento, irrigação e uso agropecuário, além de membros de Comitês, gestores municipais, formadores de opinião e multiplicadores. A proposta do plano de capacitação vai apresentar uma estrutura composta por nove itens, correspondendo a apresentação, objetivos, público-alvo, metodologia para definição da necessidade de capacitação, diagnóstico das necessidades e oportunidades, vigência do plano, metas e resultados esperados, planejamento e acompanhamento e fichas das atividades programadas.

Considerando os públicos diversos de pequenos e médios usuários da BHSF, os processos de capacitação devem utilizar diferentes possibilidades com ações de sensibilização e conscientização e de formação específica. Essas ações terão caráter introdutório dos problemas e apresentação de soluções para atender às demandas e possibilitar a apresentação de boas práticas e respeito à legislação de recursos hídricos e ambiental.

O trabalho será composto pelos seguintes produtos: Diagnóstico; Metas; Elaboração do Plano de Capacitação; Redação das fichas-resumo; Plano de Capacitação, Fichas-resumo e orientação para avaliação e Proposta do arranjo de avaliação que vai apresentar o escopo da avaliação com dimensões, instrumentos, níveis de avaliação e indicadores a serem levantados; equipe necessária; recursos financeiros e tecnológicos a serem disponibilizados; produtos previstos e cronograma de atividades.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Fernando Piancastelli