Conheça a programação completa da 1ª semana da Expedição Rio Pará 2023 ‘Esse Rio é Meu’, que percorrerá a bacia deste importante afluente do São Francisco

28/04/2023 - 12:35

Entre os dias 08 e 19 de maio de 2023, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pará irá promover a Expedição ‘Esse Rio é Meu’, a primeira nas águas deste importante afluente do Rio São Francisco. Agora, o Comitê apresenta a programação completa da primeira semana da Expedição e convida a sociedade a fazer parte desta mobilização.


A iniciativa irá percorrer os municípios e principais pontos da bacia hidrográfica a fim de conhecer a realidade atual do território e mobilizar a sociedade para a revitalização do rio. Essa primeira jornada pretende, portanto, impactar o maior número de pessoas possível em cada um dos pontos de parada da expedição, apresentando o CBH do Rio Pará, divulgando suas ações e ouvindo a sociedade.

A primeira semana da Expedição vai percorrer os municípios de Resende Costa (nascente), dia 08 de maio, Itaguara, no dia 09, Pará de Minas, em 10 de maio, Carmo do Cajuru, no dia 11, e fecha em Divinópolis, no dia 12 de maio.


Confira detalhes da programação em cada uma das cidades:

Resende Costa

Em Resende Costa, berço da nascente do Rio Pará, será dado o pontapé da Expedição, no dia 08 de maio, com uma recepção e boas-vindas pelo Executivo Municipal, além da realização de uma coletiva de imprensa. Na sequência, o grupo promoverá uma visita técnica à nascente, com o objetivo de avaliar o estado e as condições do primeiro olho d’água do rio.



Itaguara

Em Itaguara, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’, que chega a seu segundo dia, será em 9 de maio (terça-feira), no distrito de Pará dos Vilelas, a partir das 8h. A programação conta com visita técnica ao Pontilhão e à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, às margens do Rio Pará, apresentações artístico culturais da E.M. de Pará dos Vilelas, exibição de vídeos e apresentações do CBH do Rio Pará, do Executivo Municipal e da Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) local.



Pará de Minas

Em seu terceiro dia, o grupo chega a Pará de Minas, em 10 de maio, e as ações serão concentradas no Parque Bariri. Na programação estão previstas uma Blitz Educativa, atividades interativas e uma Roda de Conversa com a Comissão Gestora Local (CGL) da bacia hidrográfica do Ribeirão Paciência, uma das duas bacias no território do Rio Pará onde foi declarado conflito pelo uso da água.

Além disso, duas exposições fotográficas também irão acontecer: ‘Conhecendo a calha urbana do Ribeirão Paciência’ e das vencedoras do concurso ‘Nossas Águas’ (2022 e 2023).



Carmo do Cajuru

Em Carmo do Cajuru, a recepção à Expedição ‘Esse Rio é Meu’ – que estará em seu quarto dia – será em 11 de maio (quinta-feira). E começará cedo; às 6h45 haverá um Rio Tour, passeio guiado no Rio Pará, na Barragem de Cajuru. A saída será na Praça 1º de Janeiro (Praça da Prefeitura).

Na sequência, a partir das 9h, as solenidades acontecerão no Auditório Dona Lúcia Guimarães. Haverá apresentações do Programa de Conservação Ambiental e Produção de Água da Bacia do Ribeirão do Sapé (Agência Peixe Vivo), do Programa Produtor de Águas do Ribeirão do Empanturrado (ANA) e de práticas sustentáveis em propriedades rurais e resultados (Emater).

Compromissos do poder público, indústria e produção rural com os recursos hídricos também estão previstos na programação. As atrações culturais ficarão por conta da Banda Musical, do Grand Pas Studio de Dança e Performance Núcleo de Dança.



Divinópolis

O último dia da primeira semana da Expedição ‘Esse Rio é Meu’ acontece em Divinópolis, em 12 de maio. Às 8h30, a equipe do Comitê promoverá uma análise da qualidade da água do rio Itapecerica, afluente do Rio Pará, na Praça Candidés.

Já às 14h, será promovido o evento ‘Esse Rio é Meu: Encontro interinstitucional pelas águas de Divinópolis e Bacia do Rio Pará, com participações e apresentações do CBH do Rio Pará, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Divinópolis e de Comissões ligadas à Câmara Municipal de Vereadores.



Cobertura das atividades

Todo o trajeto será registrado num diário de bordo. A expedição vai gerar um videodocumentário e reportagens diárias no site e nas redes sociais do CBH do Rio Pará. O trabalho de assessoria de imprensa ocupará lugar de destaque na maratona, de modo a amplificar a repercussão de sua mensagem na imprensa nacional e estadual e nos veículos regionais.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e Fotos: Assessoria de Comunicação do CBH do Rio Pará