CBHSF apresenta à Chesf ações e projetos para a Bacia do São Francisco

05/05/2023 - 11:45

O Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF) esteve reunido na presidência da Chesf, na manhã desta quinta-feira (4), para apresentar um balanço das ações e projetos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco nos últimos anos e o planejamento previsto em seu Plano de Aplicação Plurianual (PAP), com a finalidade de estreitar a parceria estratégica entre o Comitê e a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), somando esforços para desenvolvimento hídrico da região.


Essa foi a primeira reunião do Comitê com o novo presidente da Chesf, João Henrique de Araújo, que acumulará as funções da presidência com o cargo de diretor de Operação da Companhia. “Foi uma reunião muito proveitosa com o dr. João Henrique, que sempre foi membro do Comitê e agora está presidindo a Chesf, e com a equipe técnica da Companhia que sempre foi extremamente participativa em todas as instâncias do Comitê”, comentou Maciel Oliveira, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

O encontro também discutiu propostas, projetos e ideias para a execução dos R$ 350 milhões que a Chesf deve desembolsar para a revitalização da bacia do São Francisco. “Apresentamos o Plano de Recursos Hídricos, ações, projetos e desafios que temos para estreitarmos laços com a iniciativa privada e os governos para que possamos envidar esforços. Nós queremos aumentar os recursos disponíveis para melhorar a quantidade de água na Bacia do São Francisco e melhorar também a qualidade de vida da população”, detalhou Maciel.

“Foi uma reunião importante para que a gente possa avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas no âmbito da bacia do São Francisco, bem como ações futuras. O São Francisco tem enorme importância para a Chesf, pois é onde nós temos nossos empreendimentos. Nessa oportunidade nós pudemos conversar, estabelecer pontes para que a gente possa cada vez mais fazer com que o nosso ‘Velho Chico’ fique mais forte. A gente vê, pelas realizações, que o Comitê tem hoje uma importância muito maior do que era no início”, elogiou João Henrique de Araújo.



Também estiveram presentes na reunião o gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, Thiago Campos, o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar e assessores da presidência do Comitê.

Além da evolução do investimento do CBHSF na região na última década e o planejamento para novos projetos, o Comitê apresentou à Chesf a execução de projetos e ações bem sucedidas em diversas comunidades socialmente vulneráveis, não apenas no saneamento sustentável e abastecimento dessas localidades, mas também de obras de mobilidade para facilitar o acesso dos recursos hídricos, projetos de recuperação de nascentes, geração de energia limpa, entre outras realizações que impactaram positivamente essas comunidades.

Investimento no São Francisco

No âmbito do Decreto nº 10.838/2021, a Chesf deverá aportar recursos para o Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e Parnaíba, com a finalidade de desenvolver ações que gerem recarga das vazões afluentes e ampliem a flexibilidade operativa dos reservatórios, sem prejudicar o uso prioritário e o uso múltiplo dos recursos hídricos.

A troca de experiências do Comitê com a Chesf visa aprofundar conhecimentos para o desenvolvimento conjunto de projetos e ações na Bacia do São Francisco, fortalecendo a parceria já existente entre os dois atores. Por meio do planejamento e execução de recursos disponíveis e articulação promovida pelo Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF) com comunidades ribeirinhas, prefeituras e diversos agentes envolvidos no desenvolvimento hídrico da região, diversas comunidades tradicionais e populações estão sendo beneficiadas diretamente com o acesso ao saneamento e aos recursos hídricos.

Confira a apresentação das ações e projetos do Comitê da Bacia do Rio São Francisco (CBHSF).



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juliano Muta
*Fotos: Juliano Muta