CBHSF entrega obra de adequação de estradas rurais em Paracatu (MG)

22/12/2022 - 18:15

Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu (CBH Paracatu), da Prefeitura Municipal de Paracatu e da Agência Peixe Vivo, além de cerca de 60 moradores beneficiados, participaram, na última terça-feira (21/12), do Seminário Final do projeto Execução de Serviços de Engenharia para Adequação de Estradas Rurais, em Paracatu (MG). A obra, iniciada em março deste ano, e realizada com os recursos da cobrança pelo uso da água, contemplou a adequação de mais de 90 quilômetros de estradas vicinais, além da construção de barraginhas, lombadas, bigodes e bueiros.


Morador da região de Soares, distrito de Paracatu, beneficiado pela obra, há mais de dez anos, o policial militar aposentado, Elias Martins Rodrigues, afirmou que a obra trouxe mais qualidade de vida e segurança para a comunidade. “Uso a estrada pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, e o serviço realizado pelo CBHSF, através da Agência Peixe Vivo, trouxe uma melhora significativa e mais segurança para os moradores. Além disso, os bueiros que foram construídos sanaram o problema recorrente em época de chuva. Antes deles, parte da comunidade ficava isolada por causa de aterros quando chovia muito”.

O secretário de Meio Ambiente de Paracatu e membro do CBHSF, Dênis Santiago, disse que o projeto é muito mais do que uma adequação de estrada rural. Para ele, “é um projeto ambiental que trará resultados e benefícios em um futuro bem próximo”. Santiago ressaltou a importância do envolvimento da comunidade para a manutenção das estradas e barraginhas: “A prefeitura tem a obrigação de fazer a manutenção, mas a comunidade tem que estar junto. Vocês têm que tomar conta delas como se fossem a sua casa. Cuidando, todos terão garantia de água”.

A presidente da Associação da Comunidade de Soares, Rejane Martins Rodrigues, considerou o projeto de grande importância. “Não só adequou as estradas, como também vai resolver o problema da falta de água e das enchentes, com a construção dos bueiros”, afirmou.

A obra foi demandada pelo CBH Paracatu, afluente do Velho Chico. O presidente do CBH, Antônio Eustáquio Vieira, o Tonhão, destacou os benefícios da obra entregue: “No futuro teremos um retrato do resultado desse projeto. Por meio da estação telemétrica instalada no ribeirão Santa Izabel, vamos poder verificar se aumentou a quantidade de água escoada para o rio, através das barraginhas. Vale lembrar que uma barraginha é capaz de armazenar 400 mil litros de água. Este projeto entregou à comunidade 507 barraginhas”.

Para o coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Altino Rodrigues, “hoje, muito mais do que uma estrada esburacada, temos que nos preocupar com a água, para que todos tenham água de qualidade e em quantidade para consumir, para as plantações, para os animais. É inadmissível que falte água para a população de Paracatu, um lugar tão privilegiado em termos de recursos hídricos. Essa obra tem esse objetivo, de garantir que a água vá para lugar certo, alimentando o subsolo e o rio, fazendo com que não falte mais”.


Confira mais fotos do evento e das intervenções:


A obra

No interior da bacia do Ribeirão Santa Izabel, distante aproximadamente 15 (quinze) quilômetros do perímetro urbano de Paracatu, foram selecionados trechos que apresentaram índices elevados de estradas susceptíveis à erosão, para receberem ações de recuperação e adequação ambiental. Nos últimos anos, os eventos de desabastecimento causados por escassez hídrica ou mesmo por inviabilidade do tratamento da água, em razão do elevado teor de sedimentos têm se tornado frequentes no município. Boa parte do problema da má qualidade da água era atribuída ao grande carreamento de sedimentos proporcionado pelas estradas rurais na época de chuvas, na bacia do ribeirão Santa Izabel, a montante da captação superficial, que atende mais de 70% dos paracatuenses.

De acordo com o coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Thiago Lana, “a obra englobou 90 km de intervenções pontuais nas estradas, 16 km de revestimento primário, 25 km de patrolamento, construção de 507 barraginhas, intervenções em 12 trechos da estrada, e beneficiou diretamente as famílias da bacia do Ribeirão Santa Izabel”.

Estradas Vicinais

As estradas vicinais, cascalhadas ou não, contribuem com o carreamento de materiais sólidos para o fundo dos corpos hídricos, sobretudo nos períodos chuvosos. Com o tempo, o assoreamento dos leitos dos rios é intensificado. Este processo já é observado nos principais afluentes da região mais alta do rio São Francisco e afeta a qualidade das águas e a disponibilidade hídrica, reduzindo a vida útil de reservatórios de acumulação de água. Em situações ainda mais intensas, o uso destes reservatórios pode ser completamente inviabilizado comprometendo a geração de energia elétrica, a regularização de vazões e o abastecimento urbano.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Leo Boi