Comitê do São Francisco participa do XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos

21/11/2023 - 17:28

Começou na noite deste domingo o XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, um dos grandes apoiadores do evento está, até a próxima sexta-feira (24), com estande montado para apresentar suas experiências ao longo de mais de 20 anos de atuação. Junto a outros órgãos, o espaço é para discussão das políticas públicas de recursos hídricos pensando soluções viáveis e imediatas, também considerando os efeitos graves das mudanças climáticas.


O XXV SBRH, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), acontece no Centro de Convenções All Malls, em Aracaju – SE, com o tema “Água e Sociedade: Resiliência, Inovação e Participação”. Com uma programação diversa, os membros do Comitê participam dos minicursos, conferências e mesas-redondas com temas sobre a proteção de mananciais, recuperação de bacias, águas subterrâneas, mudanças climáticas, segurança hídrica, uso racional da água, alterações no padrão de extremos e os desafios no planejamento e gestão da água, além de discutir os caminhos para reconciliar políticas energéticas e ambientais em grandes bacias brasileiras.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, lembra da importância de abrir canais de diálogo sobre a gestão dos recursos hídricos. “Esse é um momento de falar o que está acontecendo no nosso país. Não dá para passar por um evento como esse e não falar dos eventos climáticos, portanto, cada vez mais é necessário que nós possamos trabalhar com planejamento e gestão, senão vamos vivenciar problemas ainda maiores pela falta de planejamento. No simpósio estamos apresentando ideias, propostas, participando de mesas de debates, com dois espaços que é o estande e o museu itinerante do Velho Chico do nosso amigo Antônio Jackson e com isso queremos apresentar possibilidade de diálogos lembrando que não dá para falar de gestão de recursos hídricos sem falar dos comitês de bacia, base do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, e onde a sociedade tem vez e voz na participação democrática, garantindo a ampliação dessa participação nas diversas regiões fisiográficas da bacia”.

O Governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri completou ressaltando a importância do Comitê do Rio São Francisco para promover consciência quanto ao cuidado com a bacia hidrográfica. “É importante para o Estado de Sergipe e para o País como um todo receber o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos com uma pauta relevante na agenda mundial que é a sustentabilidade, o meio ambiente, a água que é vida, o bem maior que temos e precisamos falar sobre o melhor uso e como combater o desperdício da água. Nesse sentido, o Comitê do São Francisco tem papel atuante, demonstrando caminhos, há muito tempo, que a sociedade pode adotar e eu acredito que essa parceria entre as ações do comitê e simpósio podem fazer com que a sociedade avance em uma pauta tão relevante”.

O presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Cristóvão Fernandes, lembra que o encontro também é o espaço para gerar consciência coletiva. “Este é um encontro técnico científico de debate sobre questões complexas que acontecem no mundo todo e por isso precisamos sensibilizar a sociedade quanto a importância de cada um para a busca de soluções no sentido de produzir reflexão e resultados. Estamos promovendo debates de forma simples com linguagem acessível”, afirmou lembrando de um dos espaços entre os estandes. “Temos também a presença do Museu do São Francisco para pensar sobre a água”.


Confira mais fotos da abertura do Simpósio:


Mesa-redonda sobre Governança

Nesta terça-feira (22) a mesa-redonda sobre “Governança das Águas: Debatendo desafios da participação nos 26 anos da PNRH”, moderada pelo secretário executivo do Observatório da Governança das Águas (OGA Brasil), Angelo Lima, contou com a participação do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues e da professora Yvonildes Medeiros, membro da Câmara Técnica de Planos, Projetos e Programas do CBHSF.

Ainda participaram do debate Francisco Assis Souza Filho, da Universidade Federal do Ceará, Luiz Carlos Souza Silva, do Colegiado do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, e Samuel Roiphe Barreto, do The Nature Conservancy (TNC).

O coordenador da CCR Alto SF, Altino Rodrigues destacou que o Comitê do São Francisco busca a equidade, tendo dentro de sua estrutura funcional, por exemplo, a Câmara Técnica de Povos Tradicionais, além da representação civil entre outras instâncias. “É o comitê que vem resolvendo os problemas dentro da bacia e mesmo assim não foi chamado a participar do Comitê Gestor dos Recursos destinado à revitalização da bacia do São Francisco pela Eletrobras. E como fica a participação social? O Comitê está na ponta resolvendo os problemas das bacias e é preciso equidade no processo da governança das águas”, destacou.

Os integrantes da mesa-redonda seguiram com contribuições sobre a importância da participação dos Comitês nas decisões para a gestão das águas nas esferas federal, estadual e municipal como forma de garantir que a sociedade civil tenha voz ativa.

Fórum Latino Americano da Água

Hoje (21), ao mesmo tempo do XXV SBRH, foi aberto oficialmente o Primeiro Fórum Latino Americano da Água que acontece até amanhã (22). O objetivo do evento é fortalecer o diálogo e a integração na governança sobre água e saneamento nos países latino-americanos contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

A vice-presidente da ABRHidro, Suzana Montenegro, também membro do CBHSF destacou que o evento é um marco para a integração entre atores da América Latina. “É uma alegria sediar o primeiro Fórum e a ABRHidro ao longo de sua história tem difundido conhecimento, buscando alianças e cooperação, formulando uma agenda da água para o país e uma cooperação internacional, por isso a ABRHidro é uma parceira na construção desse fórum que marca um momento especial mostrando caminhos para a integração dessa agenda”.

O Fórum é realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos – ABRHidro, a Associação Brasileira de Águas Subterrâneas – ABAS, a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, a Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas – REBOB e a Rede Latino Americana de Organismos de Bacias – RELOB, com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico – ANA e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.

Amanhã o Fórum recomeça às 09:00h e ao longo do dia terão debates com os temas “Água e Meio Ambiente”, “Água e Desenvolvimento” e “Água e Clima”. O evento se encerra às 18h.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Marcizo Ventura