Chamando a atenção para a urgência de ações, XXV SBRH encerra sua programação

27/11/2023 - 16:35

O XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos chegou ao fim na tarde da última quinta-feira (23) com um conjunto de resultados positivos quanto às discussões e promoção de alinhamentos importantes para a preservação das águas do país.


Realizado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), o evento iniciado no último domingo contou a presença da Diretoria Colegiada e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) que participaram ativamente dos debates e contribuíram com a construção de pautas sobre a preservação da água e da bacia do São Francisco.

Na manhã de quinta-feira, o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, fez sua última apresentação no evento, com a temática “Velho Chico: Água que se transforma”, dentro da sessão de apresentação de trabalhos acadêmicos. A sessão teve a coordenação do professor e membro da Câmara Técnica de Águas Subterrâneas do CBHSF, Silvanio Costa. Apresentando a atuação do Comitê, o presidente destacou a importância da bacia para cerca de 20 milhões de pessoas, incluindo comunidades tradicionais, que dependem diretamente das águas do São Francisco e dos seus afluentes.

“O Comitê está presente em toda a bacia hidrográfica realizando obras e ações urgentes para sua revitalização, isso é possível através dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água”, explicou, lembrando algumas das ações como as obras que estão garantindo melhoria da qualidade da água e, consequentemente, da vida de centenas de famílias indígenas da comunidade Kariri-Xocó. “Essas são obras que fazem a diferença para a bacia e para seus povos, vale ainda lembrar dos problemas na foz de Sergipe com a criação de camarão, onde está ocorrendo a destruição de áreas de manguezal e a ação da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) identificou sérios danos. Não somos contra a atividade, mas é preciso cuidado ambiental com tudo que fazemos”.


Veja mais fotos:


Museu do Velho Chico

Ao longo da semana, centenas de estudantes da rede pública de ensino de Aracaju também tiveram a oportunidade de visitar a área do evento, os estandse e entre eles, o Comitê do São Francisco que levou seu material: revistas, boletins informativos, livros, estudos, entre outros.

Outro destaque foi a área destinada ao Museu Ambiental Casa do Velho Chico, onde as peças do acervo ficaram à disposição da visitação. Fundado pelo ambientalista Antônio Jackson Borges Lima e sua esposa, Jacira Machado Lima, ambos ribeirinhos, barranqueiros do São Francisco, a coleção narra parte da história da ocupação humana na bacia hidrográfica do São Francisco. Com mais de 20 anos, o museu que até então preserva a característica de ser itinerante, estimula o pensamento sobre questões ambientais denunciando atividades de degradação do rio. As exposições já aconteceram em diversas localidades e estados como Alagoas, Sergipe e Pernambuco.

O professor e engenheiro ambiental Jair Santos esteve no museu durante o XXV SBRH e voltou no dia seguinte com seu filho de cinco anos para mostrar a ele as peças. “Isso é um tesouro nacional, a gente consegue ver a extinção das nascentes. Me lembra de São Bartolomeu, na Bahia, onde as nascentes não existem mais e fiz questão de trazer meu filho para ver como nossa ação pode prejudicar o meio ambiente. Entre tantas peças, a gente consegue refletir sobre nossa responsabilidade como pessoa no mundo e me emociona poder trazer meu filho porque daqui um tempo ele não terá a oportunidade de ver isso no meio ambiente por causa do avanço da degradação. Esse espaço é muito importante para mostrar a todos a real necessidade da preservação”, afirmou.

Homenagem

Considerando a importância de pessoas que lutam pela bacia do São Francisco, também foi homenageado o professor da Universidade Federal de Sergipe, Carlos Alexandre Borges Garcia, também membro do CBHSF.

Com vasta atuação na área de recursos hídricos, onde atua há cerca de 20 anos em projetos de pesquisa com participação em associações, comissões científicas e comitês organizadores de eventos regionais e nacionais ligados aos recursos hídricos.

Por todo trabalho, a UFS concedeu menção honrosa em reconhecimento aos serviços prestados como professor e pesquisador, também destacando sua contribuição ao programa de pós-graduação em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Sergipe.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Juciana Cavalcante
Foto: Marcizo Ventura