Presidente do CBHSF acompanha desde o princípio incidente ocorrido em um dos reservatórios de água em Piaçabuçu

01/04/2024 - 17:45

Desde que ocorreu o incidente em um dos reservatórios de água do Sistema de Abastecimento de Água de Piaçabuçu, em Alagoas, no dia 24/03, o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, bem como a equipe técnica da Agência Peixe Vivo (APV) estão tomando todas as providências cabíveis para resolver o problema, já que o rompimento atingiu uma casa próxima ao local onde moravam dois idosos.


No mesmo dia, uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas (CBMAL) esteve no local e tomou as medidas necessárias em relação à casa e aos moradores, que foram encaminhados a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação e logo que liberados foram para a casa de familiares.

Já na segunda-feira (25,) na sede da Casal em Piaçabuçu (AL), foi realizada uma reunião entre o presidente do CBHSF, dois técnicos da Agência Peixe Vivo que se deslocaram prontamente de Belo Horizonte (MG) até a cidade onde ocorreu o incidente, representantes da Casal, da Prefeitura do município, Defesa Civil, Target Engenharia Civil e Elétrica, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e o advogado da família que teve a casa atingida.

De acordo com o presidente do Comitê, Maciel Oliveira, assim que a informação sobre o incidente foi recebida, houve a mobilização para ir até o local a fim de verificar o ocorrido. “Me desloquei até Piaçabuçu para acompanhar de perto a situação e dar assistência a quem foi prejudicado e acionamos a nossa equipe técnica de engenheiros, como também a empresa de engenharia que executou a obra e a fabricante dos reservatórios para que eles realizem uma análise minuciosa do que aconteceu e verifiquem a situação dos outros dois reservatórios. Pedimos que a população fique tranquila, pois estamos observando de perto todos os encaminhamentos”, disse.

O supervisor local da CASAL, Eduardo Morais Júnior, deixou bem claro que o abastecimento de água não sofreu nenhum tipo de interrupção devido ao incidente no reservatório. Segundo ele, “juntamente com os demais órgãos estamos tomando as devidas providências para que tudo seja solucionado o mais rápido possível”.


Confira fotos da vistoria realizada, in loco, pelo presidente do CBHSF e pela equipe da Agência Peixe Vivo: 


Thiago Campos, gerente de projetos da Agência Peixe Vivo, lamentou o ocorrido e reforçou o compromisso em busca da reparação dos danos. “Queremos assegurar principalmente o abastecimento da população de Piaçabuçu e buscar restaurar o mais rapidamente possível os danos causados aos moradores que tiveram seu patrimônio danificado”, pontuou.

O coordenador técnico da APV, Thiago Lana, complementou a fala de Campos informando que a construtora responsável pela execução da obra foi acionada. “A intenção é de que a equipe técnica avalie os impactos com relação ao reservatório que ficou danificado. Reforço também que as medidas foram tomadas junto à CASAL para manter o abastecimento à população normalizado”.

No decorrer da semana, enquanto os técnicos realizavam a análise dos reservatórios, ocorreu a retirada do carro atingido e o reaterro da residência atingida. Em paralelo, os representantes da Target Engenharia Civil e Elétrica (empresa executora do projeto) e da Carbofibras (fabricante dos reservatórios) estiveram no local para uma análise mais aprofundada da situação. Segundo o diretor da Carbofibras, Luiz Carlos Cive, os tanques foram inspecionados e somente um deles foi rompido. Já os outros dois encontram-se em perfeita ordem. O diretor disse, por meio de nota de esclarecimento, que “a Carbofibras reafirma seu compromisso em industrializar e fornecer seus produtos sempre dentro das normas e procedimentos técnicos, bem como em dar toda a assistência necessária à família do único imóvel danificado (a empresa está em contato com os responsáveis para a definição do cronograma de tratativas), as autoridades públicas de Piaçabuçu e o reparo no prazo de até 15 dias do reservatório incidentado”.

Novidades

Nesta segunda-feira (01) de abril foram embarcados os materiais para reparo e reforço dos reservatórios que devem ser concluídos em até 15 dias e os três serão reforçados conforme informações do Thiago Lana, coordenador técnico da APV. Thiago Lana acrescentou que está no aguardo do laudo da Defesa Civil do município com relação aos danos causados e pontuou que a Carbofibras vai fazer um laudo técnico sobre as causas do acidente. “Continuaremos acompanhando cada passo da recuperação do reservatório rompido e das outras demandas que são de competência da Agência Peixe Vivo”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento