CBHSF entrega Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano ao governo do Estado

25/07/2022 - 9:15

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) entregaram, na manhã desta quinta-feira (21), ao governador Paulo Dantas, a versão final do Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano, projeto financiado com recursos do Comitê, oriundos da cobrança pelo uso da água em toda a calha do Rio São Francisco.


A entrega do modelo, elaborado por empresa contratada pelo CBHSF através da Agência Peixe Vivo, faz parte do Termo de Cooperação que o Comitê firmou com os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais, todos eles ribeirinhos ao São Francisco, para consecução do Pacto das Águas na Bacia Hidrográfica.

Durante a reunião, foi exibido um vídeo explicativo do Modelo de Gestão. Em seguida, o presidente do Comitê, Maciel Oliveira, apresentou de forma mais contextualizada o que ele representa para o Rio São Francisco e para os ribeirinhos, além de demonstrar os investimentos em projetos do CBHSF em Alagoas. “Entregamos oficialmente ao governador Paulo Dantas e à sua equipe o Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano. Estamos nos preocupando com o futuro do Canal e essa reunião foi extremamente produtiva, pois vimos no governador a vontade de colaborar com a sua execução. Agradecemos pela oportunidade de poder apresentar o modelo de gestão eficiente e sustentável para o povo do sertão alagoano. Precisamos nos unir em prol de uma causa, que é o cuidado com o Rio São Francisco”, disse.

Na oportunidade, o presidente do CBHSF apresentou ao Governo os projetos e ações do Comitê que se encontram em andamento em Alagoas, e que somam um montante de quase 40 milhões de reais já executados. “São investimentos em Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB), no Sistema de Abastecimento de Água na aldeia indígena Kariri Xocó, em Porto Real do Colégio (AL), a implantação de um sistema de captação, adução e reservação de água bruta, no município de Piaçabuçu (AL), a elaboração de projetos básicos e executivos para realização de reparo nos reservatórios do Sistema de Reservação do município de Feliz Deserto (AL), a elaboração de projeto executivo para adequação da rede de esgotamento sanitário do centro histórico de Penedo (AL), a elaboração de estudo de concepção, projetos básico e executivo para o Sistema de Esgotamento Sanitário do município de Traipu (AL), a construção de fossas agroecológicas para o tratamento de efluentes domésticos na zona rural de Penedo (AL), entre outros projetos na área hidroambiental”.

Segundo o coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Anivaldo Miranda, o Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano é um instrumento de planejamento e ordenamento operativo do Canal e de suas águas há muito esperado e que agora torna-se uma realidade e um passo decisivo para consolidação dos objetivos deste grande equipamento do qual dependerão as principais perspectivas de desenvolvimento sustentável de Sertão e do Agreste de Alagoas. “O Canal do Sertão Alagoano é uma das maiores obras hídricas em andamento no país e é a maior obra estruturante de Alagoas, portanto merecia dispor de um modelo de gestão para poder funcionar da melhor forma possível, sobretudo tendo em vista o uso racional das águas e o Comitê financiou esse modelo dentro do Termo de Cooperação que existe entre o CBHSF e o estado de Alagoas com essa visão de dar o melhor uso às águas do Rio São Francisco. Essa cooperação o Comitê faz com todos os estados ribeirinhos, e aqui em Alagoas o objeto principal foi o Canal do Sertão. É uma grande obra e instrumento de desenvolvimento, e necessitava de gestão porque estamos no século da gestão pública de qualidade. O Comitê mais uma vez faz o seu papel com êxito e agora entrega ao Governo de Alagoas a missão de extrair os melhores resultados desse grande patrimônio”.

Importante frisar que no Termo de Cooperação que o Comitê firmou com o Governo do Estado de Alagoas, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, constam também outros dois produtos que são a capacitação dos irrigantes e o financiamento da mobilização para a criação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Sertão Alagoano. Após a apresentação do Modelo de Gestão, o presidente do CBHSF e o coordenador da CCR do Baixo São Francisco realizaram a entrega simbólica do estudo ao governador Paulo Dantas.

“De posse do modelo, o Governo de Alagoas terá condições seguras para tomar decisões importantes, dentre elas aquelas que abrangem a operação do Canal do Sertão, sua manutenção, o melhor uso racional de suas águas dentre outros tantos elementos de uma gestão que o CBHSF recomenda que seja democrática e participativa”, pontuou Anivaldo Miranda.


Confira mais fotos do encontro:


Para o governador de Alagoas, Paulo Dantas, “essa reunião se mostrou bem produtiva, pois foi a oportunidade do Maciel Oliveira entregar um produto muito importante que nos dará todas as condições para administrar o Canal do Sertão, de maneira que o Canal sirva de instrumento para levar desenvolvimento social e econômico às pessoas, sobretudo promovendo a agricultura familiar, ajudando os ribeirinhos que precisam consumir água de qualidade e também água para consumo animal. É dessa forma que utilizaremos o Canal do jeito que os ribeirinhos precisam. O nosso compromisso é o de implementar o quantos antes, é por isso que preciso do cronograma para executá-lo o mais rápido possível”.

“Nós que representamos a CASAL (Companhia de Saneamento de Alagoas), estamos extremamente satisfeitos com o resultado dessa reunião. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é um grande e histórico parceiro da Companhia de Saneamento no apoio e sustentabilidade ambiental. Mencionou a CASAL como a possível responsável pela gestão e operação do Canal e isso é um motivo de orgulho. Daremos todo o apoio necessário na execução desse projeto que irá subsidiar a tomada de decisão do Estado e vai ajudar a CASAL a estruturar internamente para poder oferecer a Alagoas a oportunidade de operar o Canal do Sertão”, pontuou o presidente da CASAL, Luiz Neto.

“Participamos hoje com o governador Paulo Dantas e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que veio fazer a entrega simbólica do Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano. O Modelo foi construído com a sociedade civil, com os órgãos do Estado para gerir de forma correta aquela que é a obra hídrica mais importante do Nordeste. Este compromisso foi assumido pelo governador e daremos continuidade durante a próxima semana com um cronograma para que a gente possa agilizar e apresentar à Assembleia Legislativa um modelo já pronto, acabado que seja aprovado e Alagoas dê mais um passo importante para consolidação desse Modelo de Gestão”, finalizou o secretário do Estado e Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas, Gino César.

Segundo o diretor da HIDROBR, Vitor Queiroz, e o consultor, Rodrigo Flecha, o estudo foi realizado por uma equipe técnica multidisciplinar da empresa e teve a duração de um ano. Ele contou com as etapas de planejamento estratégico das ações, diagnóstico, cenários e prognósticos, modelos de referência, plano de comunicação e mecanismos de controle social, modelagem do sistema de gestão, incluindo modelagens institucional e econômico-financeira, manual de operações do plano de implementação do modelo e relatório final. “Foi de extrema relevância a entrega do Modelo de Gestão do Canal do Sertão Alagoano pelo CBHSF ao governador Paulo Dantas. Com esse estudo, o Governo do Estado terá todos os elementos para avançar em ações e projetos voltados ao desenvolvimento sustentável do Sertão e Agreste alagoanos”, afirmou Flecha.

Em breve, haverá outra reunião com o intuito de dar seguimento a implementação do Modelo de Gestão do Canal Adutor do Sertão Alagoano. Participaram da reunião o CBHSF, Governo de Alagoas, SEMARH, SEINFRA e CASAL.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento