Pequenos Irrigantes da região de Bocaiúva (MG), Alto São Francisco, participam de ciclo de capacitação para manejo de irrigação

24/10/2023 - 16:35

Pequenos produtores rurais e irrigantes da região de Bocaiúva participaram da Capacitação de Manejo de Irrigação da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Entre os dias 20 e 21 de outubro, moradores e membros do Assentamento Pª Betinho aprenderam os diferentes métodos de irrigação, as suas vantagens e desvantagens, os custos de produção e técnicas que contribuem para um sistema de irrigação mais eficiente e sustentável. O curso, que ocorreu na Comunidade Poço do Bento, foi administrado pela “Água e Solo Estudos e Projetos” e realizado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Rio São Francisco e da Agência Peixe Vivo.


A moradora, produtora rural e chefe de família do Assentamento PA Bentinho, Carmelita Dias de Andrade, conta que vive há mais de 20 anos no assentamento e que, antes da formação de manejo de irrigantes, todo o sistema usado pela sua família para a produção de milho, banana, mandioca e feijão, era feito de maneira rústica. “Nós não sabíamos nem como é que plantava e como irrigava, fazíamos tudo na doideira mesmo. Mas agora vai melhorar sim, para os nossos familiares, amigos e vizinhos”, afirmou.

Questionada sobre quais foram os maiores aprendizados durante a capacitação, Cermelita diz que tudo foi muito agregador e novo para ela. Sobre a instalação de um sistema mais econômico e dos tensiômetros de água, ela disse que neste momento há pouco dinheiro para fazer a instalação, mas que, em até um ano, o novo sistema de irrigação estará instalado e operante.

O engenheiro agrônomo, membro do CBH São Francisco e organizador do momento em Bocaiúva, José Valter Alves, o Valtinho, acredita que a iniciativa é de grande valor, já que a preservação e a otimização da água são assuntos urgentes na bacia. “Todas as irrigações do assentamento são feitas em poço tubular, o que gasta muita água. Nós temos que otimizar, utilizar tecnologias que diminuam esse uso, para assim, ter uma cultura com boa produção, boa produtividade, boa utilização da irrigação com uma quantidade menor de água”.

Valtinho ainda vê na reciclagem do conteúdo, a oportunidade de evoluir, já que muitos presentes na capacitação já são técnicos agrícolas. “Vimos uma participação dos técnicos, fazendo a reciclagem, buscando outras alternativas e formas, o que vai ser de grande valia”, comemorou.


Confira mais fotos da capacitação em Bocaiúva:


O consultor da empresa Água e Solo, especialista na área de irrigação e professor, Altamirano Vaz Lordelo, avalia que essa ação do Comitê, em dar atenção e capacitação aos grupos de pequenos irrigantes, faz com que ocorra mudanças na gestão do recurso hídrico. “O uso racional tem que começar pela irrigação porque é o maior usuário, possui uma maior captação, e quando você ataca isso, se têm um resultado muito mais rápido e prático, principalmente de quem usa a água no campo. Então, tratando de usar melhor a água, não só em consumo, mas também através do solo, da cultura e do manejo (…), isso tem um efeito muito grande a nível de gestão de recurso físico, econômico e educacional”.

Vaz ainda vê nos pequenos irrigantes a esperança de mudança para a Bacia do São Francisco. “Quando você junta 100 pequenos irrigantes, é mais do que um grande. Portanto, trabalhar com pequenos irrigantes é uma honra, já que você traz a tecnologia para trabalhar com essas pessoas que naturalmente não tem essa técnica e informação. Temos que ter cuidado com essa formação e o comitê notou isso”, completou.

Em relação ao projeto, a coordenadora técnica da Agência Peixe Vivo, Ohany Vasconcelos Ferreira, que esteve também presente na etapa de Bocaiúva (MG), comentou a satisfação de acompanhar o projeto de perto e ver na prática o envolvimento da comunidade com as técnicas. “É um projeto muito importante, e nós estamos tendo muito cuidado desde o início. Para mim é uma grande satisfação, enquanto fiscal, acompanhar esse projeto porque consigo ver a participação das pessoas. Elas se envolvem na capacitação”, afirmou Ohany.

A última etapa do ciclo de capacitação para Manejo da Irrigação na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco será realizada em Propriá (SE) durante os dias 23 e 27 de outubro.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: João Alves