Comissão processante da CTIL se reúne para tratar do conflito pelo uso da água na Bacia do Rio Boa Sorte (BA)

31/10/2022 - 14:25

Na tarde da última quinta-feira (27), ocorreu uma reunião, no formato online, entre os integrantes Comissão Processante criada no âmbito Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), que tratou do conflito pelo uso da água na Bacia do Rio Boa Sorte, afluente do Rio Grande, no estado da Bahia.


Durante a reunião, foi apresentado o relatório das atividades realizadas no município de Barreiras (BA), com a indicação dos encaminhamentos. Três foram sugeridos: a discussão da proposta de ampliação do diagnóstico socioambiental realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Oeste da Bahia (CONSID) para o município de Cristópolis (BA), a criação de um plano de ação a partir das ações propostas no diagnóstico realizado em Catolândia com a definição de responsáveis e prazo para a execução das ações, e o terceiro encaminhamento dado será a articulação com o Ministério Público da Bahia (MPE/BA) e os municípios envolvidos na áreas do conflito pelo uso da água para a sensibilização em relação ao conflito e apoio das ações que serão propostas pela Comissão Processante composta por Larissa Cayres, Rochaelly Trindade, Edson Campos e João Bastos.

Após as apresentações e alinhamentos ficou acordado que no dia 1º de novembro haverá mais uma reunião, desta vez com a participação de representantes do CONSID.



Segundo Larissa Cayres, essa reunião terá o objetivo de avaliar e esclarecer dúvidas sobre a proposta de plano de trabalho apresentado pelo CONSID para a ampliação dos estudos socioambientais para o município de Cristópolis (BA). “Se possível haverá a apresentação de uma primeira proposta de plano de ações a serem executadas na Bacia do Boa Sorte no sentido de amenizar o conflito pelo uso da água que foi instaurado e que está sendo tratado pela Comissão Processante”, explicou.

Estiveram presentes na reunião on-line o coordenador da CTIL do CBHSF, Roberto Farias, Larissa Cayres, Rochaelly Trindade e João Bastos, todos integrantes da Comissão Processante do Conflito Pelo Uso da Água na Bacia do Rio Boa Sorte (BA) e, Sâmela Bitencourt, analista da gerência da Agência Peixe Vivo.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: APV