Seminário de abertura dá início às obras de recuperação da nascente Olho d’Água, em Itaguaçu da Bahia

19/09/2022 - 17:05

No dia 15 de setembro, ocorreu em Itaguaçu da Bahia, no Médio São Francisco, o seminário de abertura para execução de serviços de requalificação ambiental no município. O evento deu início às obras de recuperação da nascente Olho D’Água, importante recurso hídrico da região. Representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Agência Peixe Vivo, Prefeitura Municipal de Itaguaçu da Bahia e sociedade civil estiveram presentes na Câmara Municipal para conferir a apresentação da empresa W2 Engenharia LTDA, responsável pela execução do projeto. A iniciativa está sendo financiada pelo CBHSF, que em junho deste ano entregou o Termo de Referência que orienta a implantação das ações de requalificação, orçadas em aproximadamente 700 mil reais.


O Seminário foi conduzido pelo engenheiro sanitarista e ambiental da W2, Weverton dos Santos Ferreira, acompanhado do engenheiro civil da mesma empresa, Warney Francisco de Oliveira Silva. Weverton apresentou dados sobre a área de implementação do projeto, ações previstas, objetivos e estratégias de mobilização social. O secretário municipal e membro do CBH do Rio Verde, Joelson Pereira dos Santos, celebrou o início das obras: “O Olho d´Água era a principal fonte de abastecimento do município até 2011. Essa nascente representa um patrimônio natural e histórico de Itaguaçu e sua recuperação impacta positivamente na vida de milhares de pessoas”.

O coordenador da CCR Médio São Francisco, Ednaldo Campos, fez uma fala apresentando o CBHSF e destacou o investimento em projetos hidroambientais de recuperação de nascentes. “São intervenções que contribuem para o ciclo da água regional, preservando suas condições naturais de oferta de água. Se uma nascente ou pequeno riacho está seco devido ao desmatamento, por exemplo, financiamos projetos que atuem para evitar ou reverter essa degradação”, explicou Campos. O coordenador pontuou, ainda, outras ações direcionadas para a manutenção da quantidade e da qualidade das águas da bacia, como a entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico de Itaguaçu da Bahia em 2018.

A execução do projeto inclui a realização do corte, picagem e retirada das espécies de plantas invasoras, notadamente o nim, algaroba e leucena, de forma semimecanizada. A pedido do CBHSF, as madeiras das árvores erradicadas serão reutilizadas na construção de cercas e fornos de padaria, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os profissionais da empresa também destacaram que a prioridade na contratação da mão de obra será entre a população local e que o início das obras representa oportunidades para os profissionais da região: “a empresa busca trabalhar em parceria com os agentes locais. Teremos oportunidades de estágio, por exemplo, para os estudantes de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado da Bahia do Campus Xique-Xique”, explicou Weverton aos estudantes que estavam presentes no Seminário de abertura.


Confira mais fotos:


Entre os objetivos da intervenção que terá início ainda em setembro, estão: remover os resíduos sólidos dispostos de forma inadequada no entorno da nascente, fazer o isolamento da área por meio de cercamento, construir estruturas de contenção e infiltração da água proveniente da chuva para conservação do solo e água, realizar a recuperação de áreas de preservação permanente, adequar a estrada rural, construir um viveiro de mudas nativas e realizar atividades de mobilização social e educação ambiental, incluindo dois seminários e duas oficinas com moradores da sede e povoados rurais.

As oficinas irão abordar estratégias para a recuperação e conservação de APPs e construção e manutenção de Bacias de Contenção. As atividades serão destinadas aos moradores diretamente beneficiados com as intervenções e irão tratar da importância de práticas adequadas para garantir a qualidade da área recuperada, incluindo a contribuição da população no processo. “Além das etapas técnicas, é importante esclarecer para a população que a qualidade e quantidade dos recursos hídricos da nascente Olho d’Água dependem não só da limpeza e recuperação de seu entono, mas também de mudanças na forma com que as áreas de recarga da nascente são gerenciadas”, explicou Warney Francisco.

O prazo contratual para a conclusão das obras é de 22 meses, contados a partir de junho de 2022. Ao final da apresentação, o espaço foi destinado às dúvidas e considerações dos participantes, que desfrutaram ainda de um café de confraternização.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho