Barragens subterrâneas são implantadas em seis municípios do sertão alagoano

05/07/2023 - 17:35

De 03 até 07 de julho deste ano, seis municípios alagoanos receberão os seminários finais para a implantação dos serviços de sustentabilidade hídrica no semiárido de Alagoas, iniciativa do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo.


A empresa responsável pela apresentação e execução dos projetos nos municípios de Água Branca, Canapi, Craíbas, Inhapi, Mata Grande e Pariconha foi a Project Civil e Ambiental. Durante as apresentações aos beneficiários e aos representantes das prefeituras, Weverton dos Santos e Warner Francisco, respectivamente engenheiro sanitarista e engenheiro civil, mostraram o passo a passo do que foi implementado em cada município, bem como as comunidades que receberam as 28 barragens subterrâneas.

Segundo Weverton dos Santos, o objetivo foi promover a sustentabilidade hídrica realizando a contenção de águas pluviais e armazenando no solo, promovendo mais independência das comunidades destas áreas afastadas. “Desenvolvemos um processo educativo de capacitação das famílias beneficiadas, visando ampliar a compreensão e a prática de convivência sustentável com o semiárido e a valorização da água como direito de vida, bem como favorecemos a recarga de aquíferos, aumentamos a oferta de água para dessedentação animal em regiões com escassez hídrica e aumentamos a disponibilidade hídrica para produção de alimentos e desenvolvimento da agricultura familiar”, disse o engenheiro civil em sua apresentação.

Durante a mobilização social, os beneficiários foram orientados com informações relativas às barragens desenvolvidas, no processo de sua implantação e manutenção, mantendo abertos os canais de comunicação entre os interessados e promovendo a educação ambiental da população. Foram realizados seminários e oficinas, com o objetivo principal de apresentar as ações do projeto para a comunidade em geral e os seus beneficiados.



Sobre o projeto

A barragem subterrânea é uma estrutura que objetiva barrar a água que escoa na superfície e dentro do solo através de uma parede construída transversalmente com relação à direção das águas. A água do escoamento se infiltra lentamente, criando e elevando o nível da água subterrânea, que será utilizado posteriormente para atividades de irrigação e plantio. Esse barramento faz armazenar água dentro do solo com perdas mínimas de umidade (evaporação lenta), mantendo a terra úmida por um período de 2 a 5 meses após a época chuvosa.

Para a secretária da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco do CBHSF, Rosa Cecília, que representou nos municípios mencionados acima o presidente do Comitê, Maciel Oliveira, e o coordenador da CCR Baixo São Francisco do CBHSF, Anivaldo Miranda, este é um momento especial que deve ser comemorado. “Muitas famílias serão beneficiadas a partir de agora com estas barragens subterrâneas e participar desse momento histórico que leva alento às comunidades que moram na região rural nos deixa com a certeza de que o Comitê está no caminho certo e que o investimento levará esperança aos beneficiários”, disse.

Reginaldo Silva, presidente do Comitê da Bacia da Região Hidrográfica do Sertão do São Francisco, acompanhou alguns seminários, dentre eles, o que ocorreu em Inhapi (AL). De acordo com ele, esta é uma obra de grande importância, principalmente, em se tratando de questão hídrica e em prol dos agricultores de baixa renda. “As barragens subterrâneas podem armazenar água não só para o consumo dos animais, mas para a produção de hortaliças e outras culturas que venham a ser plantadas pelas famílias mais carentes. Somente em Inhapi (AL), por exemplo, cinco famílias foram beneficiadas e as barragens já estão trazendo bons resultados para todos eles”.

Dentre os beneficiários que participaram dos seminários, estavam Laércio Cícero, que mora no Sítio Serrote das Flores, e Sebastião Pedro, morador do Sítio Vaca Branca, ambos situados em Inhapi (AL). Laércio Cícero, por exemplo, demonstrou grande satisfação com a chegada da barragem subterrânea em sua comunidade. “A barragem trouxe para nós esperança e um passo para a melhoria da qualidade de vida da nossa família”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Deisy Nascimento