CBHSF discute ampliação do acesso ao PROFÁGUA para membros do Comitê e câmaras técnicas

15/06/2026 - 10:43

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Cláudio Ademar, participou na última terça-feira (09) de uma reunião virtual com representantes da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) e da coordenação nacional do PROFÁGUA para discutir estratégias que possibilitem a ampliação do acesso de membros do Comitê e de suas câmaras técnicas ao programa de pós-graduação.


O encontro teve como foco a construção de alternativas que incentivem a participação de representantes do CBHSF no Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA), iniciativa que tem se consolidado como uma das principais ferramentas de qualificação de profissionais que atuam na gestão das águas em todo o país.

Criado em 2015 e coordenado nacionalmente pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), o PROFÁGUA reúne atualmente 26 universidades públicas federais e estaduais distribuídas pelas unidades da federação. O programa conta com o apoio da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e é reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tendo como principal objetivo integrar conhecimento acadêmico e prática profissional para fortalecer a gestão dos recursos hídricos no Brasil.

Durante a reunião, a presidente da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), Suzana Montenegro, destacou a importância da iniciativa para ampliar a participação dos integrantes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos em processos de formação continuada.

Segundo ela, o encontro teve como finalidade discutir mecanismos que estimulem a participação de membros do CBHSF e de suas câmaras técnicas no programa, fortalecendo a qualificação de profissionais que atuam diretamente na gestão das águas da bacia hidrográfica do Rio São Francisco.

A vice coordenadora nacional do PROFÁGUA, Maria do Carmo, ressaltou a disposição da coordenação do programa em buscar alternativas que viabilizem o ingresso de mais representantes dos comitês de bacia. De acordo com ela, será iniciada uma articulação junto aos coordenadores das instituições associadas para avaliar a possibilidade de criação de processos seletivos específicos e da oferta de vagas destinadas aos integrantes dos comitês.



A coordenadora-geral do PROFÁGUA, Liliane Lazzari, destacou que a experiência acumulada pelo programa demonstra resultados positivos na formação de profissionais que atuam na área de recursos hídricos. Para ela, ampliar o acesso ao mestrado significa fortalecer a capacidade técnica das instituições responsáveis pela gestão das águas e contribuir para a construção de soluções cada vez mais qualificadas para os desafios do setor.

Para o presidente do CBHSF, Cláudio Ademar, a reunião representa um passo importante para aproximar ainda mais os membros do Comitê das oportunidades de capacitação oferecidas pelo PROFÁGUA.
“Desde que assumi a presidência do Comitê, tenho percebido o interesse de diversos membros em participar do programa. Acreditamos que é possível construir uma proposta que amplie o acesso ao PROFÁGUA, inclusive por meio da interiorização das oportunidades de formação. A qualificação dos nossos representantes fortalece diretamente a atuação do Comitê e contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos na bacia do São Francisco”, afirmou.

Durante o encontro, também foram discutidas possibilidades de distribuição regional das vagas, buscando contemplar representantes das diferentes regiões fisiográficas da bacia. A proposta será amadurecida pelas instituições envolvidas para avaliação de sua viabilidade e posterior apresentação aos colegiados competentes.

Ao final da reunião, Cláudio Ademar reafirmou o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da formação técnica dos membros do Comitê. “A educação é um dos caminhos mais importantes para promover transformações duradouras. Nosso objetivo é criar condições para que mais membros do CBHSF e de suas câmaras técnicas tenham acesso a oportunidades de qualificação como o PROFÁGUA. Estamos muito motivados a dar continuidade a essa construção coletiva, que certamente trará benefícios para toda a bacia hidrográfica do Rio São Francisco”, concluiu.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Edson Oliveira