No quarto dia do XXV SBRH, Comitê do São Francisco confirma cidade do próximo Simpósio da Bacia do São Francisco e lança livro do jornalista e ambientalista Anivaldo Miranda

23/11/2023 - 15:47

O CBHSF e o Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE) vão realizar no próximo ano a quinta edição do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco na cidade de Salvador – BA. Para isso, os primeiros passos já foram dados. O presidente do Comitê, Maciel Oliveira, se reuniu na manhã desta quarta-feira (22), no XXV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, com o presidente da FIENPE, Jean Carlos Santos e a professora da Universidade Federal da Bahia, Yvonilde Medeiros.


O evento que acontece a cada dois anos tem o objetivo de reunir as pesquisas de todo o país especificamente voltadas à única bacia inteiramente brasileira e congrega estudiosos das mais diversas partes do país. Com isso, o Comitê abre espaço ao identificar produções científicas, para pensar em melhorias socioambientais com base na ciência. “Esse é um grande evento para a bacia do São Francisco, um espaço científico que o Comitê criou e hoje sob a coordenação da Fienpe, foi definido que o evento acontecerá em Salvador, no início do segundo semestre. Agora vamos definir a data, planejar a comissão técnico-científica, espaço e a UFBA já colocou sua estrutura à disposição. Estamos ainda com pesquisadores franceses, discutindo possibilidades de interação e cooperação entre as universidades da bacia do rio São Francisco e as universidades da França, uma oportunidade importante que o Comitê está criando para que a pesquisa na bacia hidrográfica seja conhecida e divulgada”.

O presidente da FIENPE lembra que a realização do Simpósio é uma oportunidade de também levar as pesquisas sobre a bacia para todas as camadas sociais. “Estamos muito empolgados por esse momento de celebração onde se reúnem vários pesquisadores para apresentar novos estudos sobre o rio São Francisco levando esse conteúdo para a sociedade, além de servir de estímulo à pesquisa científica”, afirmou, sobre o Simpósio que atende às metas do Plano de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e Uso da terra e segurança de barragens.

Escolhida para sediar a quinta edição, a capital baiana Salvador terá como anfitriã do evento a professora Yvonilde Medeiros que é da equipe de coordenação do evento. Ela destaca a importância da participação de todos os interessados para contribuir com as discussões tão urgentes para a bacia do São Francisco. “Espero que todos participem, todos que puderem e tenham muita vontade de participar, contribuir para que nossa bacia seja bem cuidada e que haja contribuições no campo científico, técnico, político, da governança das águas que já sofre com tantas ameaças e problemas de governabilidade. Precisamos desse olhar voltado para as questões próprias da bacia”, completou.


Veja mais fotos:


Lançamento do livro “Lições do Velho Chico”

De autoria do jornalista e mestre em meio ambiente e desenvolvimento sustentável pela Universidade Federal de Alagoas, Anivaldo Miranda, o livro “Lições do Velho Chico” foi lançado durante a tarde de ontem pelo presidente do CBHSF, Maciel Oliveira. Atualmente coordenador da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco, Miranda apresenta no livro um “conjunto de ensinamentos e conclusões que foram sendo relatados em tempo real nos artigos e editoriais redigidos para a Revista Chico e o boletim informativo Travessia do CBHSF e para a revista Política Democrática editada pela Fundação Astrojildo Pereira”.

De acordo com o escritor, o objetivo do livro ao reunir os artigos é dar um panorama dos impasses, avanços e obstáculos antepostos à gestão das águas no Brasil considerando o momento de emergência climática.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Foto: Marcizo Ventura