Comunidades do Alto São Francisco receberão sistemas individuais de esgotamento sanitário

06/02/2023 - 16:15

Visitas técnicas foram realizadas em três comunidades do Alto São Francisco para avaliar as localidades escolhidas para a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário


As visitas aconteceram na comunidade Tamboril, município de Jaíba, no dia 10 de janeiro, comunidade Várzea da Conceição, município de Mamonas, no dia 11 de janeiro, e na comunidade quilombola Cachoeira dos Fornos, no município de Passa Tempo, no dia 16 de janeiro. A coordenadora Técnica da Agência Peixe Vivo, Flávia Mendes participou da visita nas três comunidades. Já em Passatempo, participaram o gerente de Projetos da Peixe Vivo, Thiago Campos e a coordenadora Jacqueline Evangelista e o membro do CBHSF, Márcio Pedrosa.

Flávia Mendes esclarece que foi constatado nas visitas deficiência no saneamento básico. “Na comunidade Tamboril predominam as ´casinhas` que eles chamam de ´privada`. Algumas casas não possuem sequer banheiro. O acesso ao local é bem difícil, então eles ficam em uma situação bem isolada e carente de tudo. A comunidade Mamonas também é bastante carente de adequação nas estruturas e serviços de saneamento existentes”, explicou.

Já na comunidade quilombola Cachoeira dos Fornos a situação do saneamento básico é um pouco melhor, mas também precisa de melhorias. “A comunidade possui um poço artesiano que abastece as 80 famílias residentes no local. No entanto, falta água com frequência, pois a vazão é pouca. Precisa perfurar mais um poço, pelo menos. Ainda não tem estudo de teste de vazão e bombeamento para o novo poço. Não existe nenhum tipo de tratamento da água distribuída. Além disso, a fossa rudimentar é a solução atual de esgotamento sanitário. A maioria das casas tem banheiro dentro de casa e não há separação das águas cinzas e negras”, finalizou.

Márcio Pedrosa acredita que a implantação dos sistemas individuais de esgotamento sanitário será benéfica. “Voltei da visita técnica da comunidade de Passa Tempo com boa impressão da prefeitura e comunidade que se mostraram interessados. O projeto precisará ser muito bem pensado, pois as casas não são próximas umas das outras”, afirmou.

Os sistemas individuais de esgotamento sanitário terão como soluções individuais a serem priorizadas os Tanques de Evapotranspiração (TEvap’s), considerando a viabilidade técnica e financeira para a sua execução. Inicialmente serão contratados os estudos e projetos e posteriormente, por meio de novas licitações, será contratada a execução dos sistemas individuais projetados.


Confira mais fotos das visitas:


As comunidades foram selecionadas por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse CBHSF 01/2022, publicado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), com o objetivo de selecionar localidades rurais para serem beneficiadas com a implantação de sistemas individuais de esgotamento sanitário. A elaboração dos projetos e posterior implantação dos sistemas individuais de esgotamento sanitário serão financiadas pelo CBHSF.

A iniciativa está de acordo com as metas de incremento do acesso aos serviços de esgotamento sanitário nos municípios da bacia estabelecidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para o período de 2016 a 2025.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Equipe Agência Peixe Vivo