Capacitação para irrigantes do Canal do Sertão alagoano é realizada com agricultores de Água Branca

27/05/2022 - 9:25

Moradores do município de Água Branca, em Alagoas, foram contemplados com uma capacitação para melhorar as técnicas de irrigação no Canal do Sertão alagoano, realizada nos dias 24 e 25 de maio, no povoado Tingui. O curso, que contou com 30 participantes, teve como realizadores o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), a Agência Peixe Vivo (APV), a Associação Gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano (AGECSA), o Governo de Alagoas e a empresa Água & Solo Estudos e Projetos.


Os municípios de Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Inhapi e Olho d’Água do Casado, todos alagoanos, já receberam a capacitação. As próximas cidades contempladas serão Pariconha (AL) e Piranhas (AL).

O objetivo desta capacitação é fornecer aos irrigantes da região noções básicas para iniciar a prática de irrigação, como malhação, manejo, noções de fertirrigação e nutrirrigação e operação de sistemas de irrigação localizada. Segundo Altamiro Vaz Lordello, engenheiro agrônomo que representa a empresa Água & Solo, a capacitação é essencial para a qualificação dos irrigantes da região para o manejo correto da água para suas atividades. “Meu intuito foi o de apresentar detalhadamente aos irrigantes do município de Água Branca o passo a passo do melhor manejo para a irrigação do solo. Busquei explicar o conteúdo de maneira didática, para que eles absorvessem o assunto e assim pudessem aplicar em suas comunidades”, disse.


Curso contou com a participação de 30 pessoas, e foi realizado no povoado Tingui


Paulo Sérgio, representante da Agência Peixe Vivo, reforçou que a capacitação é um momento de aprendizado onde todos devem absorver o máximo para, assim, aplicar onde vivem. “A partir do momento que cada irrigante entender sua importância e a do manejo correto da água, o trabalho irá fluir ainda melhor em favor do meio ambiente”.

Para o representante da EMATER, o engenheiro agrônomo Luciano Pedrosa, é muito importante a capacitação porque colabora para conhecimento e melhor manejo no solo, da água e para saber o momento ideal para o plantio. “Estamos todos alinhados para transformar a vida dos agricultores da região”, finalizou.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento