Seis municípios do Baixo SF recebem seus PMSBs

23/02/2022 - 16:15

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco entregou, nesta terça-feira (22), no auditório do The Square Park Office, em Maceió (AL), os Planos Municipais de Saneamento Básico de seis municípios do Baixo São Francisco. O PMSB é financiado pelo CBHSF com recursos oriundos da cobrança pelo uso da água bruta da bacia.


Os municípios contemplados foram Poço das Trincheiras (AL), São José da Tapera (AL), Senador Rui Palmeira (AL), Águas Belas (PE), Olivença (AL) e Porto da Folha (SE). O PMSB envolve os quatro eixos do saneamento básico – abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais e irá apontar as principais deficiências da cidade, além de mostrar soluções viáveis para cada uma delas.

O prefeito de Poço das Trincheiras (AL), José Valmiro, agradeceu ao presidente do Comitê pelo plano e mostrou-se empolgado para executá-lo no município. “Estou muito feliz e satisfeito de fazer parte desse processo relacionado ao PMSB. Com certeza daremos seguimento a ele em outras esferas porque consideramos de grande importância para o meio ambiente e o desenvolvimento do nosso município”, disse.

Paulo Sérgio, engenheiro agrônomo e representante da Agência Peixe Vivo (APV), afirmou que os planos são resultado de um trabalho participativo e conjunto com a sociedade civil, a prefeitura e outros atores e que trarão benefícios à região. “É um trabalho admirável, cheio de detalhes e nós torcemos para que seja executado”.


Confira mais fotos da entrega: 


O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, falou da trajetória do Comitê desde o seu princípio e de como ele encontra-se sólido hoje na execução de ações e projetos em prol do rio São Francisco. “Já entregamos mais de cem Planos Municipais de Saneamento Básico e este grande presente que estes seis municípios nordestinos estão recebendo hoje são frutos de um trabalho detalhado e de muita dedicação pelo bem do rio São Francisco, de comunidades ribeirinhas, fauna e flora. Para colocar o plano em prática é preciso que os gestores das cidades contempladas deem prosseguimento. O Comitê coloca-se à disposição para ir às regiões e dar apoio no que for necessário. É importante o comprometimento de cada um que se encontra aqui”.

O engenheiro e sanitarista ambiental, Pablo Rodrigues, que representa a empresa executora Premier, explicou que o documento entregue contempla todos os produtos que foram elaborados em conjunto com cada município para o PMSB. “Além do documento há uma minuta de lei e, com a finalização desta etapa do trabalho, o processo deverá passar agora pela Câmara de Vereadores para se tornar lei. Daqui para frente o município passa a ter um planejamento nas quatro áreas de saneamento que abrange o abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem urbana para os próximos 20 anos”, finalizou.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento