Instituições do Alto São Francisco e CBHSF entregam documento sobre o Rio São Francisco à Ministra de Meio Ambiente, Marina Silva

24/10/2023 - 17:15

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), além de representantes de diversas entidades do Alto São Francisco, se reuniram, no último dia 19, com a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O CBHSF foi representado pelo coordenador da Câmara Consultiva Regional do Alto São Francisco, Altino Rodrigues. O encontro aconteceu no Salão Ministerial do MMA e teve o objetivo de reunir esforços em prol da Bacia do São Francisco.


Também participaram do encontro a Cáritas Diocesana de Luz, o prefeito do município de Luz, Movimento Amigos das Araras – Piumhi, vereadores, Paróquia Nossa Senhora do Rosário e produtores de Japaraíba, ambientalistas e Paróquia Santa Ana de Bambuí em Minas Gerais. O objetivo foi, entre outras demandas, apresentar as urgências da bacia hidrográfica e para isso um documento assinado por todas as representações foi entregue à Ministra pontuando os problemas vivenciados na região.

Entre as demandas foram solicitadas a integração dos comitês do São Francisco e Parnaíba com o Comitê Gestor das Contas do Programa de Revitalização dos respectivos Comitês, a retomada do projeto de conversão de multas ambientais em recursos para a revitalização, a atuação junto à Agência Nacional de Água e Saneamento (ANA) na união de esforços quanto à inadimplência e também atuação para andamento do recadastramento das captações de água na calha do São Francisco conforme levantamento aéreo realizado pelo CBHSF e, por fim, atenção ao aquífero Urucuia buscando com os estados controle legal e sustentável do aquífero que tem uma acelerada retirada de águas subterrâneas sem dados seguros sobre sua disponibilidade hídrica.


Coordenador da CCR Alto SF, Altino Rodrigues Neto representou o CBHSF no encontro


“A pauta principal a revitalização e os arranjos que devem ser feitos, nas vertentes de planejamento, recurso financeiro, agenda política. Os investimentos para a revitalização passam por várias fontes, e por arranjos políticos institucionais, então, nesse momento com a ministra falamos do MDIR/CODEVASF, MMA/IBAMA, Programa de Conversão de Multas, Ministério das Cidades/Novo PAC, Ministério das Minas e Energia/Fundo Eletrobras. A Ministra foi muito receptiva e disponibilizou sua equipe para trabalhar em conjunto com o CBHSF. Já estamos em pleno diálogo com Iara Giacomini (Diretoria de Revitalização), e Alexandre Pires (Diretoria de combate à desertificação), a fim de avançarmos em ações que venham a fortalecer o projeto de revitalização”, esclareceu o coordenador da CCR Alto, Altino Rodrigues.

Na ocasião, o coordenador aproveitou para convidar a ministra para participar da próxima reunião plenária do CBHSF, que acontecerá nos dias 14 e 15 de dezembro, em Penedo (AL). “Convite que ela aceitou e pediu ao seu chefe de gabinete para reservar a data em sua agenda”, concluiu.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante
*Fotos: Ana Rosa – ASCOM/MMA; Malu Baldoni- Assessoria do deputado Patrus Ananias