Programa Produtor de Água incentiva o produtor rural a investir em ações para aumentar e melhorar a qualidade da água

08/09/2023 - 13:10

A escassez de água é um dos maiores desafios enfrentados em todo o mundo, e o Brasil não está imune a essa preocupação. Na busca por soluções sustentáveis, o Programa Produtor de Água (PPA) vem se destacando como uma iniciativa eficaz para a conservação dos recursos hídricos. Desenvolvido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) em parceria com diversas organizações, esse programa visa incentivar proprietários rurais a adotarem práticas sustentáveis que contribuam para a proteção de nascentes e cursos d’água.


Na região do Alto São Francisco, o Programa é comandado e executado pelo membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e também presidente do CBHSF1, Dirceu Costa. De acordo com ele, “é realizado, inicialmente, levantamento de áreas potenciais para a implantação de ações. Em seguida, é elaborado um diagnóstico socioambiental da microbacia, e uma valoração econômica para serviços ambientais. É feito um projeto da unidade rural pertencente ao programa, e então o produtor rural, dono da unidade, assina um contrato se comprometendo a investir em ações que beneficiem a qualidade e quantidade de água. Consequentemente, é feito o pagamento por serviços ambientais (PSA) aos produtores, conforme resultados obtidos”.

Vários produtores rurais do Alto São Francisco já foram contemplados com o PSA (Pagamento por Serviços Ambientais), dentre os quais moradores de Piumhi, Doresópolis, Pará de Minas, Pimenta, Capitólio, Passos, Formiga, Luz, Bom Despacho e Carmo do Cajuru. Dirceu explica que as atividades realizadas nas cidades são contínuas. “Realizamos as visitas técnicas de tempos em tempos, nos reunimos com os produtores, avaliamos e monitoramos o andamento do Programa”, afirma.


Atividades do Programa Produtor de Água em Carmo do Cajuru (MG)


Os principais pilares de atuação do Programa Produtor de Água incluem:

  • Pagamento por Serviços Ambientais (PSA): Os proprietários rurais recebem incentivos financeiros para adotar práticas de conservação do solo e da água, como a recomposição de áreas degradadas e a preservação de matas ciliares. Esse pagamento é realizado com base nos serviços ambientais prestados, como a melhoria da qualidade da água e a recarga de aquíferos.
  • Assistência Técnica: Os participantes do programa recebem orientação técnica especializada para implementar práticas sustentáveis em suas propriedades. Isso inclui o uso adequado de agroquímicos, técnicas de agricultura de conservação e manejo integrado de bacias hidrográficas.
  • Monitoramento Ambiental: A qualidade da água é monitorada de forma contínua, avaliando os resultados das práticas adotadas. Isso garante que as ações de conservação estejam gerando benefícios tangíveis para o ecossistema aquático.
  • Investimento nas obras: Construção de barraginhas, de terraços, de cercas, plantio de mudas, instalação de fossas, que vão garantir a melhora da qualidade e o aumento da produção da água, que é o objetivo primordial do programa.

Dentre os benefícios que o PPA proporciona, podemos citar a melhoria na qualidade e na quantidade da água, o fortalecimento da agricultura sustentável e a conservação da biodiversidade.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins
*Fotos: Dirceu Costa