CBHSF inicia elaboração de estudo para requalificação ambiental em Glória (BA)

29/09/2023 - 11:50

A primeira fase de elaboração do estudo que vai viabilizar a realização do projeto “Sustentabilidade socioambiental no Semiárido em Glória – BA” iniciou nesta semana com uma visita técnica feita pela equipe da empresa Gama Engenharia, e contou com as presenças do coordenador da Câmara Consultiva Regional do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar e do coordenador técnico da Agência Peixe Vivo, Paulo Sérgio da Silva.


Participaram também o prefeito de Glória, David Cavalcanti e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gilvan Alves. O projeto, que consiste na instalação de painéis solares em residências e em poços de captação de água de uso coletivo, vai atender famílias de baixa renda e que tenham ao menos um integrante com transtorno do espectro autismo (TEA). Neste primeiro momento, com o apoio da prefeitura, as equipes da empresa Gama Engenharia, contratada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) através da Agência Peixe Vivo, iniciaram o processo de identificação e cadastramento das famílias.

Após essa fase, a empresa tem o prazo de cinco meses para elaborar o Termo de Referência, documento que vai apontar a quantidade de famílias beneficiadas, as localidades a serem implantados os kits de energia solar, além do valor a ser investido. Em seguida, será iniciado o processo de contratação de empresa para execução dos serviços que serão financiados integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através de recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

“O projeto de energia solar deve beneficiar famílias de comunidades de baixa renda, com crianças autistas, além de poços públicos que abastecem comunidades rurais. Iniciamos as visitas para estabelecer parâmetros com o prefeito e faremos novas visitas às famílias cadastradas onde vamos definir regras e esclarecer dúvidas apontando os benefícios e como se enquadram nos critérios”, explicou o coordenador da CCR Submédio São Francisco, Cláudio Ademar.



Novos projetos de requalificação ambiental

O diagnóstico do Plano de Recursos Hídricos (PRH-SF 2016-2025) verificou uma tendência no avanço do desmatamento na bacia do rio São Francisco em todas as regiões fisiográficas quando comparado ao período anterior (2004-2013), principalmente, com a expansão da fronteira agrícola na região de Cerrados para a implantação de grandes empreendimentos. Há destaque ainda para o elevado processo de transferência de populações do meio rural para o meio urbano, o que eleva a pressão sobre os recursos naturais e por vezes compromete a qualidade dos recursos hídricos. O Eixo V – Biodiversidade e Requalificação Ambiental engloba temas relacionados às unidades de conservação, cobertura vegetal, incluindo desmatamento e recuperação de solos e habitats degradados. As atividades preconizadas no Caderno de Investimentos do PRH – SF com relação ao Eixo V são as seguintes: Atividade V.1.a – Proteção de áreas naturais com importância para a bacia hidrográfica; Atividade V.2.a – Criação de uma “rede verde”; Atividade V.3.a – Recuperação de áreas degradadas, matas ciliares e nascentes.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Juciana Cavalcante