Presidente do CBHSF irá acompanhar situação hidrológica na bacia do São Francisco

05/05/2022 - 9:55

Na última terça-feira (03/05), foi realizada a reunião mensal por videoconferência organizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), que contou com a presença do Operador Nacional do Sistema (ONS) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN). Foram apresentados os relatórios mensais para as operações das UHEs de Três Marias, Sobradinho e Xingó. Esta é a 5ª reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Fransicso.


Joaquim Gondim, superintendente de Operações e Eventos Críticos da ANA, disse inicialmente que este é o período do ano mais seco onde as condições de previsibilidade dos afluentes aumentam bastante. “As projeções vão ser elaboradas com mais facilidade em relação ao que era possível fazer no período chuvoso”, explicou.

O CEMADEN, através do técnico Marcelo Seluchi, apresentou seu relatório com base na atualização das chuvas dos últimos 30 dias, e informou que elas diminuíram bastante nesse início de período seco.

Já o técnico do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) trouxe uma avaliação das condições hidrológicas atuais e de armazenamento na bacia do rio São Francisco, bem como as condições hidroenergéticas observadas. Segundo o relatório, o atendimento das defluências mínimas estabelecidas pela Resolução ANA N° 2.801/2017, com máximas definidas, tem o objetivo do controle de nível em Sobradinho e em Itaparica. Em Três Marias, as defluências praticadas em função do atendimento a condições ambientais (ictiofauna) a jusante do reservatório, no período 02 a 31 de maio, será, em média, mensalmente de 780 m3/s. Em Sobradinho, neste período, a defluência média mensal será de 1.180 m3/s e em Xingó será 1.100 m3/s.

De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Maciel Oliveira, o CBHSF ficará monitorando essa situação hidrológica na bacia do São Francisco e vai reivindicar para que as reduções de vazões não sejam realizadas de forma brusca como ocorreu. “Foram diminuídos 500 m3/s de uma só vez e isso atrapalha diversos setores do Submédio e Baixo São Francisco, inclusive as espécies aquáticas. O Comitê reivindicará para que o ONS não diminua essa vazão de maneira brusca, mas lentamente a fim de não gerar tantos problemas à fauna da região”, explicou.

A próxima reunião mensal promovida pela ANA será no dia 7 de junho, às 10h. A videoconferência que avalia as condições hidrológicas da bacia do Velho Chico ocorre na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, em Brasília (DF), e é transmitida para os estados da bacia.


Assista ao vídeo com a reunião na íntegra!


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Juciana Cavalcante