Moradores de Barra do Mendes (BA) participam do seminário final do projeto de requalificação ambiental financiado pelo CBHSF

31/10/2023 - 15:35

Representantes da Associação de Milagres e moradores do povoado de mesmo nome participaram do seminário final do projeto de requalificação ambiental destinado a recuperação da nascente do Riacho dos Milagres, em Barra do Mendes (BA). O evento marcou o encerramento das atividades e teve como objetivo apresentar os resultados e mobilizar a população para a continuidade das intervenções.


O Seminário ocorreu no dia 20 de outubro na Sede da Associação dos Moradores de Milagres e contou com a presença de membros do CBHSF e CBH dos Rios Verde e Jacaré, Agência Peixe Vivo, Prefeitura Municipal e comunidades beneficiadas. A empresa Project Civil, responsável pela execução do projeto, organizou e mediou a cerimônia. O engenheiro civil e coordenador técnico da empresa, Warney Francisco de Oliveira Silva, disse que o seminário final “se propõe a despertar a consciência da comunidade do entorno para a continuidade do cuidado com as áreas recuperadas”.

Durante o evento, foram apresentadas as principais intervenções realizadas na nascente e em um trecho do leito do Riacho dos Milagres. A nascente, foco principal do projeto, localiza-se a 4,2km de distância do Povoado de Milagres e já tinha sido objeto de limpeza em mutirões realizados pelos moradores diversas vezes. “Apesar das limpezas, os materiais que retirávamos sempre voltavam ao local de origem na época das chuvas. Como agravante, a prática de produção de gado na área da nascente comprometeu os resultados da maior parte das atividades que fizemos”, disse Gabriela Matos, presidente da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Milagres.


Confira mais fotos do seminário:


Em resposta ao Edital de Chamamento Público nº 01/2018 do CBHSF, a Associação solicitou a proteção da área e o represamento da água em uma área a jusante da nascente, para o uso em atividades produtivas. Entre as intervenções realizadas pelo projeto, estão medidas para reter os sedimentos na montante da nascente, evitando que eles obstruam a surgência da água, proteção da área mediante seu cercamento, revitalização florestal pelo plantio de mudas nativas no entorno e continuidade da limpeza iniciada pelos moradores, retirando o material a uma distância considerável para que não retorne ao local no período das chuvas.

O projeto também foi marcado por ações de mobilização e sensibilização socioambiental, com realização de seminários, oficinas e visitas ao local, envolvendo entidades de classe, igrejas, escolas municipais e sociedade civil organizada. “O processo de mobilização social e sensibilização ambiental vai além de transmitir informações, significa contribuir para uma mudança de hábitos”, avaliou Ednaldo Campos, coordenador da CCR Médio São Francisco. Os participantes do seminário final receberam mudas de árvores nativas, com o objetivo de aumentar a cobertura vegetal em torno da nascente e em outras áreas nos locais de intervenção.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Carvalho
*Fotos: Mariana Carvalho; APV