Ecoba 2023: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco integra do II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos realizado em Barreiras

05/07/2023 - 17:05

Até a próxima sexta-feira (7), a Capital do Oeste Baiano sedia o II Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos (Ecoba), que este ano traz para o debate os recursos hídricos e o agronegócio, a política estadual dos recursos hídricos, e ainda, a água e a economia. Durante esses quatro dias, diálogos e planejamentos voltados para a gestão e governança das águas fazem parte da programação que conta com representantes de comitês de todo Brasil.


Na cerimônia de abertura, ocorrida nesta terça-feira (4), no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, participaram o coordenador-geral do Fórum Baiano de Comitê da Bacia Hidrográfica (FBCBH), Anselmo Caires; o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande (CBH Grande) e secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, Demósthenes Junior; o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso; a promotora de Justiça da Bahia, Luciana Khoury; a superintendente de Infraestrutura Hídrica e Saneamento da Bahia, Flávio Henrique Magalhães, demais representantes dos Comitês das Bacias Hidrográficas e autoridades civis.

“É com grande orgulho, alegria e satisfação que nos reunimos nessa abertura do segundo Ecoba. Este é um momento que representa uma conquista de termos hoje a possibilidade de contar com a parceira fundamental da Sema e do Inema, que tem se fortalecido na proteção ambiental e desenvolvimento sustentável. Precisamos trabalhar juntos, de mãos dadas, na construção de políticas públicas que reforçam o papel fundamental dos Comitês, como importantes atores nas discussões e decisões que impactarão diretamente em todos os nossos recursos hídricos. Os Comitês são as bases da pirâmide complementar compartilhada dos recursos hídricos”, pontuou o coordenador-geral do Fórum, Anselmo Caires.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que corresponde a 8% do território nacional, Maciel Oliveira, também participou da abertura do II Ecoba acompanhado do coordenador da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Médio São Francisco, Ednaldo Campos; do coordenador da CCR do Submédio São Francisco, Cláudio Ademar; e do coordenador da CCR do Alto São Francisco, Altino Rodrigues.

Considerado o maior e mais importante evento que aborda os recursos hídricos do estado, o Ecoba é organizado pelo Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH). O principal objetivo desse segundo encontro é elaborar o Plano de Trabalho para 2024, com contribuições dos representantes dos 14 Comitês de Bacia, pertencentes ao Sistema Estadual de Recursos Hídricos, no território do Estado da Bahia e Interestadual.

O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco enfatizou a importância deste debate. “O Comitê do São Francisco participa pela segunda vez do Ecoba com muita alegria e honra. Esse é um momento oportuno para trazer nossas experiências, reflexões, diálogos e fortaler a importância das Bacias Hidrográficas para o país. Que nesse encontro, realmente possamos colocar em prática a união de todos os esforços, seja da sociedade civil, dos produtores e do poder público, porque ninguém sozinho poderá resolver os problemas tão complexos de uma Bacia tão representativa como a do São Francisco”, destacou.



A água é um bem público

Durante a abertura, a promotora de justiça, Luciana Khoury, refletiu sobre o cuidado e a conservação do uso consciente da água. Em seu discurso, a promotora destacou a importância fundamental das dimensões da água, como as culturais, religiosas, espirituais, biológicas e os ecossistemas da água.

“Esse encontro é de muita riqueza porque reúne os comitês baianos e de outros estados para troca de experiências, com discussões amplas sobre interesses e de forma participativa, ampliando as possibilidades de melhores condições para as Bacias Hidrográficas. O Ecoba é fundamental para o avanço da gestão das águas e os Comitês são os parlamentos efetivos presentes na legislação. São eles que decidem os caminhos da Bacia e o Estado precisa seguir o que os comitês deliberam, isso é essencial”, ressaltou Luciana Khoury.



Diálogo e conhecimento

Entre os dias 4 e 7 de julho, o Oeste baiano será o destino das discussões de temas atuais que contemplam painéis de debates sobre as diversas temáticas, permitindo que membros dos Comitês, Instituições e o público em geral debatam sobre: recursos hídricos, governança hídrica, a importância do papel dos Comitês de Bacia para manutenção da navegação e o escoamento da safra, instrumentos econômicos e captação de recursos financeiros da área de recursos hídricos, e ainda a realização de uma reunião plenária destinada à eleição da nova Coordenação do Fórum Baiano de CBHs.

Na oportunidade, será elaborada a minuta da “Carta de Barreiras”, com a síntese dos principais temas que foram debatidos durante o II Ecoba, em cada um dos quatro painéis temáticos. O momento é oportuno para a ampliação das políticas públicas de recursos hídricos do Estado da Bahia com esses temas cruciais para a preservação e uso consciente da água.

O tema “O Canal do Sertão Baiano e seus impactos na gestão compartilhada dos Comitês de Bacias Hidrográficas afetados por sua instalação” é um dos principais tópicos no primeiro dia de debate, ministrado pelo presidente da Codevasf, Marcelo Oliveira, coordenado pelo deputado estadual e presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eduardo Salles, tendo como debatedores, o presidente do CBHSF, Maciel Oliveira e o consultor Pedro Antônio.



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Magnólia Lemos
*Fotos: Magnólia Lemos