Conheça Felixlândia, cidade sede da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”, no Alto São Francisco

24/05/2023 - 14:25

Felixlândia fica a 200 km de Belo Horizonte e margeando a Represa de Três Marias, no Rio São Francisco, é a cidade sede da campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” de 2023, na região do Alto São Francisco. Dá até para enrolar a língua, mas o morador de lá se chama “felixlandense”.


A cidade tem sua história ligada à fé religiosa. O nome é uma homenagem ao Padre Félix. Devoto de Nossa Senhora da Piedade, ele doou terras para a construção de uma capela para a padroeira. A festa de Nossa Senhora da Piedade, realizada em agosto, reúne milhares de fiéis e visitantes de cidades vizinhas. Barraquinhas, comidas típicas, cavalgada, shows, artesanato, desfiles e passeio ciclístico são algumas das atrações. Uma procissão encerra o evento na Praça da Matriz, onde está localizado o santuário da padroeira, que abriga a imagem da Santa e obras cuja autoria é atribuída ao mestre do barroco, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Com tanta religiosidade oficial, o turismo que mais prevalece por lá é mesmo o religioso. Mas, desde a construção da barragem e represa de Três Marias, as terras do município, agora parcialmente alagadas, deram outros ares na economia, dessa vez no quesito lazer.

A represa de Três Marias ainda hoje é considerada uma das maiores barragens de terra do mundo. A construção, concluída em janeiro de 1961, teve como principais objetivos a regularização do curso das águas do Rio São Francisco nas cheias periódicas e melhoria da navegabilidade; a utilização do potencial hidrelétrico e o fomento da indústria e irrigação. Com 2.700 metros de extensão, com base de 600 metros, altura de 75 metros, sua usina gera 396.000 KW. O lago, também chamado de Mar de Minas, possui 1.040 km2 quadrados de superfície (8,7 vezes maior que a Baía de Guanabara) e banha oito municípios.

A pouco mais de 50 km da sede de Felixlândia se encontra a Ilha do Mangabal, que na verdade nem sempre é ilha já que, às vezes, dependendo das cheias da represa, ela se une com a margem, formando um trecho de terra quase seco. Um lugar que ainda é pouco explorado, mas muito conhecido pela beleza das águas, pelo nascer e pôr do Sol, pelo clima, pela fauna pesqueira, pela sua posição topográfica. A Ilha do Mangabal, nome este devido a um fruto do Cerrado que ainda é encontrado na região chamado mangaba, o fruto da mangabeira. É comestível e utilizado na fabricação de sucos, sorvetes, doces e bebida vinosa.


Confira mais algumas fotos da cidade:


A campanha

Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico”. Em sua décima edição, tem como principal objetivo dar visibilidade aos povos tradicionais da bacia. São eles: quilombolas, indígenas, comunidades de fundo de pasto, pescadores artesanais, ribeirinhos, sertanejos, vazanteiros, caatingueiros, geraizeiros, extrativistas, ciganos, povos de terreiros, dentre outros.

O CBHSF busca mobilizar os diversos setores da sociedade para a necessidade urgente de revitalização do rio. Entre as exigências estão a criação de novas políticas públicas para as comunidades tradicionais que, de acordo com a campanha, viveram dentro um processo histórico de condições de desigualdade, isolamento geográfico e/ou cultural, tendo pouco acesso às políticas de cunho universal.


Data: 03/06/2023 (Dia Nacional em Defesa do Velho Chico)
Horário: 08 às 11h
Local: Praça Padre Félix – Felixlândia (MG)


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Geovana Jardim