Anivaldo Miranda é um dos autores do livro “Águas: Distintos Olhares”, lançado em Vitória (ES)

08/07/2022 - 13:55

Recentemente foi lançado, em Vitória (ES), o livro “Águas: Distintos Olhares”, uma obra organizada pelo especialista em Gestão Hídrica, professor Valmir Pedrosa. A publicação reúne as mais diversas perspectivas e experiências de quatro autores, além do professor, sobre rios localizados em diferentes pontos da Terra. Além deste livro, o docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) é autor de importantes obras sobre gestão da água e considerado um dos maiores especialistas do país no tema.


A obra conta com textos de Valmir Pedrosa e dos autores Anivaldo de Miranda Pinto (AL), João Bosco Reis da Silva (ES), Letícia Lindenberg (ES) e Marcell André Gossen (SC). O lançamento ocorreu durante o painel “Água: Olhares Distintos”, evento que contou com a presença de pesquisadores e profissionais envolvidos com a questão da água e faz parte do Projeto Atitude Sustentável, uma iniciativa criada pela Rede Gazeta com o propósito de transformar o estado do Espírito Santo em referência nacional e internacional pela exploração sustentável e criativa do seu ecossistema.

O livro “Água: Olhares Distintos” traz as vivências dos cinco profissionais acima mencionados, que pontuam os avanços e realizações na boa gestão dos recursos hídricos. Um dos autores é o alagoano Anivaldo Miranda, jornalista profissional e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pela UFAL. Miranda é ex-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e atualmente coordena a Câmara Consultiva do Baixo São Francisco. É membro titular do Conselho Nacional dos Recursos Hídricos (CNRH) e integra o Conselho Editorial da revista Política Democrática, editada pela Fundação Astrogildo Pereira. Miranda foi o responsável pelo texto “O rio que é a síntese do Brasil”, o primeiro de uma série de quatro que estão interligados por se tratarem de algo tão importante como a água. Neste capítulo, Anivaldo Miranda abordou sua experiência na presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Em 2003, quando ocupava as funções de secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Alagoas, foi integrado ao colegiado do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). “Eu até poderia, à época, indicar uma outra pessoa para essa missão. Não o fiz porque, para muito além de uma missão qualquer, contribuir para a gestão das águas mais emblemáticas do Brasil aparecia como oportunidade única de viver uma grande aventura. E eu estava certo. Tão certo que, tempos depois, saí do governo, mas nunca mais me afastei do Velho Chico – como o Rio São Francisco é carinhosamente tratado – e de sua enorme bacia hidrográfica, que chega a ocupar quase 8% do grande território brasileiro, incluídas aqui partes maiores ou menores de seis estados – Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe –, além de uma porção do Distrito Federal”, disse.

Anivaldo Miranda passou a integrar o CBHSF como representante da sociedade civil, e depois ocupou funções de membro titular, secretário, membro suplente, presidente e, atualmente, coordena a Câmara Consultiva do Baixo São Francisco, uma das quatro câmaras regionais que compõem o arcabouço de instâncias do comitê. “Com isso já são 19 anos de prazerosa e intensa convivência com a grande problemática das águas franciscanas”, contou.


Anivaldo Miranda escreveu sobre sua experiência quando ocupou o cargo de presidente do CBHSF


Além de Anivaldo Miranda, que falou de suas vivências como presidente do CBHSF, João Bosco Reis da Silva abordou o tema “O Rio Santa Maria da Vitória” no segundo capítulo, Leticia Lindenberg trouxe o tema “Uma aventura pelo Reno”, Marcell Gossen tratou da temática “Rio Acaraí e sua riqueza protegida” e Valmir Pedrosa se debruçou sobre um assunto de grande profundidade com observações pertinentes a respeito dos conflitos pelo uso da água, “O mundo das águas”.

Como descrito na apresentação do livro “Águas: Distintos Olhares”, há distintos olhares para o elemento água. O do jornalista Anivaldo Miranda, cuja vida se entrelaça com o tema ambiental, relata a sua experiência na agitada presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O engenheiro mecânico, João Bosco, traz sua visão de sustentabilidade e à frente das relações institucionais de uma gigante empresa de siderurgia, onde lança um olhar de atenção para as águas do Rio Santa Maria da Vitória, localizado no Estado do Espírito Santo. O olhar atento da capixaba Letícia Lindenberg, uma advogada com longa vivência em comunicação, que apresenta em seu texto reflexões tendo as águas do Rio Reno como testemunha. Já Marcell André Gossen, engenheiro químico, mostrou em seu texto como uma unidade do maior grupo de produção de aço do mundo articula-se com a comunidade acerca das águas do Rio Acaraí, no Estado de Santa Catarina. E, para encerrar, o professor da UFAL, Valmir Pedrosa, docente dedicado à gestão dos recursos hídricos que expôs suas observações a respeito dos conflitos pelo uso da água em distintas partes do mundo. Em todos os capítulos há mensagens atuais a respeito de vivências pessoais de seus autores que trazem reflexões acerca do uso racional, responsável e sustentável da água.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Foto: Lula Castello Branco