CBH Rio São Francisco apresenta plano de ações da bacia para a Secretaria Especial da Casa Civil

05/03/2024 - 12:55

Membros da diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram remotamente na última sexta-feira (01) com entidades e órgãos de gestão pública para apresentar ações de revitalização que ocorrem ao longo da bacia. Representantes da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil – (SAM/CC/PR), Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e da Agência Peixe Vivo (APV) estiveram presentes.


O diálogo e a troca de experiências são fundamentais para garantir a continuidade das ações que são promovidas pelo CBHSF e pelos seus parceiros. Com este objetivo, a SAM/CC/PR realizou uma reunião para conhecer as iniciativas de saneamento que foram desenvolvidas ao longo da bacia.

A Secretária Adjunta da Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, Cristiane Collet Battiston, reforçou a importância de haver essa aproximação entre as entidades, já que “além de contribuir para um trabalho mais efetivo, há novos projetos de saneamento a serem financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”. A terceira versão do PAC, prevê investimentos de R$ 25,6 bilhões até 2026 em obras de esgotamento sanitário, revitalização de bacias hidrográficas e soluções para regiões com população em situação de vulnerabilidade social.

O presidente do CBHSF, Maciel de Oliveira, que apresentou os projetos e programas realizados na bacia, comemorou a reunião com as entidades presentes. “Foi uma solicitação da Casa Civil. Então, nós apresentamos as ações de recuperação hidroambiental e de saneamento, ações que possuem parceria com a Caixa Econômica Federal e os municípios. Mostramos o que o Comitê do São Francisco tem feito nessa área e as dificuldades que as comunidades tradicionais e populações indígenas enfrentam para ter acesso à água. Ou seja, hoje tivemos essa reunião que é extremamente importante para que nós possamos avançar agora com ações efetivas de saneamento para toda bacia do rio São Francisco”, afirmou Oliveira.



Marcus Polignano, vice-presidente do CBHSF, destacou a importância de haver uma força-tarefa para criar um movimento mais coordenado a favor das ações de revitalização da bacia e das águas. “Precisamos ser estratégicos e fazer uma grande união a favor da revitalização. Não podemos dar saltos, mas sim passos, então é preciso unificar e conseguir mapear o que cada um está fazendo, quais são e em que local em que essas ações estão sendo realizadas, para depois, apontar quais serão os direcionamentos localizados. Quanto mais transformamos projetos em programas, mais conseguiremos avançar”, disse Polignano.

Entre o portfólio de importantes investimentos do CBHSF em infraestrutura de saneamento, requalificação ambiental e segurança hídrica, estão a Implementação do sistema de abastecimento do povo indígena Pankará (PE), novo sistema de captação do município de Pirapora (MG), implementação do sistema de abastecimento de água do povo indigina Kariri Xocó (AL), obras de adequação da estrada vicinal do povoado Resina (SE), execução de projetos individuais para geração de energia fotovoltaica para famílias da zona rural de Cedro (PE), serviços de requalificação ambiental na bacia do córrego Confusão (MG) e outros.

Entre os direcionamentos finais, ficou acordado que o Governo Federal irá levantar quais e quantos são os recursos previstos para o orçamento de ações de revitalização e saneamento. Além disso, o CBHSF irá fazer um balanço dos chamamentos públicos pendentes e de projetos em execução.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: João Alves
*Fotos: Bianca Aun