DIREC se reúne em Maceió para tratar de pautas e alinhamentos das ações do CBHSF

03/08/2022 - 15:25

Nos dias 28 e 29 de julho, os membros da Diretoria Colegiada (DIREC) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) se reuniram no Hotel Intercity, em Maceió (AL), para analisar e debater diversas pautas. Dentre elas, tiveram destaque o Plano de Aplicação Plurianual (PAP), exercício 2021/2025, os investimentos em saneamento básico na bacia com os recursos da cobrança pelo uso da água, o Programa de Saneamento Rural, orçamento e projetos para 2023, além da avaliação da Coletiva a Imprensa e da Plenária que aconteceram em Ouro Preto (MG).


Inicialmente os membros votaram por unanimidade pela aprovação da memória da reunião DIREC, realizada em 18 de abril 2022, e em seguida repassaram informes acerca da reunião “Fala Comitê”, realizada na ANA, em Brasília, a participação do CBHSF no FENAGUA, e as vedações impostas pelo período eleitoral. Houve a apresentação, por parte da Agência Peixe Vivo, da minuta de Resolução DIREC que dispõe sobre Remanejamento no PAP de 2021 a 2025, como também a apresentação do parecer da Câmara Técnica de Planos, Programas e Projetos sobre a Resolução DIREC que dispõe sobre investimentos em saneamento básico na bacia hidrográfica do rio São Francisco com os recursos da cobrança pelo uso da água. Na ocasião, a APV também apresentou a minuta de Resolução DIREC, que dispõe sobre o Programa de Saneamento Rural e trouxe o orçamento e os projetos para 2023 do Comitê.

O coordenador da Câmara Consultiva do Submédio São Francisco do CBHSF, Cláudio Ademar, destacou que a reunião da DIREC, em Maceió, foi bastante produtiva, principalmente no que se refere ao planejamento de novos projetos hidroambientais para o ano de 2023 e também ao planejamento do PAP. “Quando a gente se planeja há uma chance maior de termos sucesso no que escolhemos fazer, por isso estamos aqui com a finalidade de deixar tudo alinhado para realizar as próximas ações. Temos projetos que ainda estão em execução desde 2018, mas estamos aprimorando as ferramentas para que consigamos desenvolver projetos com eficiência em 2023. Temos novidades em relação aos projetos de saneamento rural e agora investiremos com maior intensidade em saneamento rural e urbano”, explicou.

Segundo o secretário do CBHSF, Almacks Luiz Silva, a reunião da DIREC é um momento especial onde os membros recebem todas as demandas dos coordenadores das CCR’s e discutem memórias, bem como deliberam diversas ações de forma alinhada entre todos os componentes. “Tivemos êxito total, pois conseguimos ajustar nos dois dias de reunião o que foi demandado. A partir dos debates que fizemos deliberamos cada pauta para dar seguimento às ações relacionadas ao Comitê. Avaliamos a Campanha Vire Carranca, a última plenária que ocorreu em Ouro Preto (MG) e já demos direcionamento para a próxima plenária, que ocorrerá no mês de dezembro, em Recife (PE)”, disse.

O presidente do CBHSF, Maciel Oliveira, ressaltou a necessidade de as comunidades serem partícipes principais dos projetos que são designados para suas cidades. “Precisamos colocar as comunidades como personagens principais na execução dos projetos, pois eles serão os grandes beneficiários e devem entender desde o momento inicial como funciona o passo a passo de cada ação realizada em seu município”.

Oliveira reforçou que a reunião da DIREC teve grande êxito, pois todos os pontos de pauta foram debatidos e alinhados de forma que não ficou nenhum assunto em aberto, já que os coordenadores das CCR’s e a Agência Peixe Vivo contribuíram para o esclarecimento de dúvidas e prosseguimento das ações que se encontram em andamento.


Confira mais fotos da reunião:


Para Ednaldo Campos, que coordena a Câmara Consultiva do Médio São Francisco do CBHSF, um dos pontos importantes, além do debate sobre o PAP, foi a inclusão do programa de construção de cisternas e fossas agroecológicas. “As construções das cisternas são soluções simples que trarão um grande alento para as comunidades que tanto necessitam desse olhar social”.

“O aprimoramento da resolução do saneamento foi um dos pontos onde avançamos bastante no debate de hoje, porque demos mais foco e objetividade, não deixando margem para que a cobrança pelo uso da água seja mal utilizada. O marco do saneamento é um grande desafio, pois muita gente da iniciativa privada vai vir para esta seara e precisamos deixar tudo bem amarrado. Percebemos que, na maioria das vezes, não se dá a devida atenção para o saneamento rural, entretanto avançamos e agora iremos equalizar para que se tenha uma água de melhor qualidade, onde as comunidades serão beneficiadas”, explicou Altino Rodrigues, coordenador da CCR do Alto São Francisco.

Anivaldo Miranda, coordenador da CCR do Baixo São Francisco, ratificou o que foi dito pelo presidente Maciel Oliveira em relação à participação ativa das comunidades beneficiadas com projetos do CBHSF. “As comunidades tradicionais e ribeirinhas são personagens principais quando se trata das ações executadas pelo Comitê e precisamos deixá-las informadas dessa participação. Somente eles entendem as necessidades da região onde vivem e precisamos ouvi-los sempre e mantê-los ao nosso lado”, finalizou.

A reunião também foi a oportunidade de a Agência Peixe Vivo entregar os equipamentos de informática para os membros da DIREC. Por fim, os membros avaliaram a coletiva de imprensa e a plenária que ocorreram em maio na cidade de Ouro Preto (MG). A próxima reunião da Diretoria Colegiada vai acontecer na primeira quinzena do mês dezembro, em Recife (PE).



Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Deisy Nascimento
*Fotos: Deisy Nascimento