Comunidades de Inhapi (AL) serão beneficiadas com a implantação de 80 cisternas

11/04/2022 - 16:15

Com o intuito de apresentar o Projeto de Implantação de Serviços para Sustentabilidade Hídrica no Semiárido, a DHF Consultoria e Engenharia, realizou, na última sexta-feira (08), em Inhapi (AL), o primeiro seminário para a implantação de 80 cisternas. O projeto beneficiará famílias desabastecidas ou pouco assistidas com o abastecimento de água potável, em 27 sítios (zona rural) do município.


O projeto, realizado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), conta com o apoio técnico da Agência Peixe Vivo, o apoio institucional da Prefeitura de Inhapi (AL) e sua execução é de responsabilidade da DHF Consultoria e Engenharia. A previsão é de que ele seja executado em seis meses, e as cisternas, de placas pré-moldadas, terão capacidade de 16 mil litros cada. Todas as etapas contam com a participação da comunidade. Segundo o diretor da DHF, Davyd Faria, “o morador receberá a cisterna já com um abastecimento inicial de 8 mil litros de água. Ao longo do projeto haverá cursos de capacitação e outros eventos. Além disso, ocorrerá o seminário final com a cerimônia de encerramento, para celebrar o cumprimento de todas as etapas previstas e a conclusão do projeto”, explicou.

Para Rosa Cecília, representante do CBHSF e da Câmara Consultiva Regional do Baixo São Francisco (CCR), poder colaborar para que chegue água a pessoas que, a essa altura do campeonato, ainda morrem de sede, é muito recompensador. “Todos os projetos do Comitê devem ser pontuais, principalmente na questão de abastecimento humano. Agradeço à Prefeitura de Inhapi por este grande dia, às famílias que estiveram presentes neste seminário e à empresa executora, que está de parabéns. Como membros do CBHSF temos o papel de conhecer a localidade e sua história, para entender como ajudaremos a comunidade beneficiada”.

Paulo Sérgio, representante da Agência Peixe Vivo, parabenizou as famílias contempladas com as 80 cisternas. “Esse é um resgate da dignidade humana e é importante que vocês valorizem, cuidem e zelem de cada cisterna que irão receber. A Agência faz a gestão dos recursos, mas é imprescindível que os beneficiados acompanhem e fiscalizem o projeto em sua localidade”.

O vice-prefeito de Inhapi (AL), Benzol, que representou o prefeito Tenorinho Malta, entende que o projeto é de grande importância, já que irá beneficiar diretamente 80 famílias com a construção das cisternas. “O Comitê tem um papel fundamental na execução do projeto, e só temos a agradecer. Em breve vamos abastecer as cisternas, assim que forem construídas, e iremos trabalhar para que outras famílias também tenham esse benefício, pois água é vida”.


Confira mais fotos da atividade: 


A agricultora Valéria Silva, que mora com mais cinco familiares, disse ser uma ‘benção’ a chegada das cisternas na zona rural de Inhapi: “lutei durante muito tempo para obter esse benefício e ele chegou. Sem água não conseguimos fazer nada, só tenho a agradecer”. O também agricultor Roniel Joaquim, comemorou: “estou feliz com este grande momento que esperamos durante muito tempo. Agora teremos água para beber e nos alimentar”, pontuou.

Reginaldo Silva, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Região do Sertão do São Francisco (CBHRSSF), ratificou a importância do Projeto de Implantação de Serviços para Sustentabilidade Hídrica no Semiárido. “É de suma importância para a nossa região, porque a escassez de chuva é muito grande. Estamos desenvolvendo diversas ações em busca de melhoria da questão hídrica nessa região do Sertão, e também de buscar soluções para os conflitos, sendo um deles a tarifa que será cobrada aos ribeirinhos. Iremos dialogar com eles e articular da melhor forma para buscar alinhar tais ações e benefícios futuros”.


Assessoria de Comunicação do CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Deisy Nascimento
Fotos: Deisy Nascimento