Especial Dia Mundial da Água: ações do CBHSF em prol da bacia

26/03/2021 - 13:04

A terceira matéria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) em comemoração ao Dia Mundial da Água apresenta as ações e projetos do Comitê para a melhoria da qualidade e quantidade da água, bem como revitalização e preservação da bacia e de seus afluentes.

Ao longo dos anos o CBHSF tem aprimorado a sua gestão. Importantes planos e projetos foram implantados, articulações foram feitas, novas metodologias foram criadas, novos nomes e parceiros importantes foram somados à luta pela preservação e revitalização da Bacia do Rio São Francisco. E podemos dizer, com orgulho, que nosso trabalho vem sendo cada vez mais reconhecido e ampliado.

Desde a sua criação, o CBHSF luta por meio da gestão democrática e participativa para manter o Velho Chico vivo: um rio saudável, de culturas diferentes, que atravessa 505 municípios e que é importante para os mais de 15 milhões de habitantes de sua bacia.

Ações e projetos

Desde 2012, ano em que se iniciou a cobrança pelo uso da água na bacia do Rio São Francisco, o CBHSF, tem investido em estudos, ações, programas, projetos e obras que visam a melhoria da qualidade da água e revitalização da bacia. Até o momento o Comitê já investiu cerca de 70 milhões em ações que partem de reivindicações da própria comunidade, motivadas pela degradação do Velho Chico.

Uma das ações do CBHSF é a elaboração de Planos de Saneamento Básico (PMSB) para os municípios que ainda não possuem o documento. Em 2020, o Comitê, por meio da Agência Peixe Vivo, contratou a elaboração de PMSB para 35 municípios das quatro regiões fisiográficas da bacia.

O CBHSF também investe na execução de projetos ligados ao saneamento básico. Em 2020, o CBHSF finalizou a obra de construção de uma nova captação de água no município de Pirapora, responsável pelo abastecimento de 60% da população do município. Localizado no Distrito Industrial e batizado de Captação de Água II, o sistema era uma reivindicação antiga do município e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Pirapora. Vale citar também que o CBHSF já implantou o sistema de abastecimento de água (na aldeia indígena Serrote dos Campos, do povo Pankará, em Itacuruba (PE) e realizou a adequação da estrada vicinal de acesso ao povoado de Resina, em Brejo Grande (PE).


Veja as fotos dos projetos:


O CBHSF também investe em projetos de requalificação ambiental em pontos específicos da bacia, onde realiza a construção de paliçadas, bacias de contenção de água da chuva, readequação de estradas vicinais, dentre outras ações que visam a melhoria da qualidade e quantidade dos recursos hídricos.

Recentemente, o CBHSF lançou o sistema de informação Siga São Francisco que integra informações de recursos hídricos, permite visualizações em formato geográfico e disponibilizar apresentação de indicadores, promovendo mais transparência. O objetivo do sistema é realizar a gestão do conhecimento e permitir o acesso a todos que tenham interesse sobre dados da bacia.

Após quase duas décadas de existência marcada por um intenso trabalho de integração do poder público, dos usuários da água e da sociedade civil na construção de uma nova cultura de gestão hídrica, o CBHSF apresenta-se como uma das experiências mais prometedoras do exercício efetivo da democracia participativa e descentralizada em prol de um Velho Chico vivo, com águas em quantidade e qualidade.

 

Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Luiza Baggio
*Fotos: Azael Gois, Bianca Aun e Edson Oliveira