CBHSF inaugura nova captação de água no Alto São Francisco

27/11/2020 - 10:50

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF inaugurou no último dia 25, na cidade de Pirapora (MG), no Alto São Francisco, um moderno sistema de Captação e Adução de Água Bruta, que será responsável pelo abastecimento de 60% da população do município.

Localizado no Distrito Industrial e batizado de Captação de Água II, o sistema era uma reivindicação antiga do município e do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Pirapora. O projeto foi aprovado e subsidiado pelo CBHSF com recursos provenientes da cobrança pelo uso da água na Bacia do São Francisco. Já a parte executiva da obra, que custou R$ 3 milhões, é de responsabilidade da Agência Peixe Vivo, que também administra os recursos do Comitê.


Assista ao vídeo sobre a inauguração:


O vice-presidente do CBHSF, José Maciel Nunes Oliveira, ressaltou que o momento é histórico. “Estamos escrevendo um capítulo bonito neste dia. Essa captação é um legado que fica para muitas gerações. O projeto foi muito bem elaborado pelo SAAE, e o Comitê, através da Agência Peixe Vivo, avaliou o mesmo e foi criterioso com cada detalhe, portanto, o resultado é uma obra executada com muito profissionalismo”, observou Maciel.

O vice-presidente citou ainda que tem orgulho de participar de ações como essa, pois é um investimento na bacia do São Francisco e na qualidade de vida das pessoas. “É o recurso proveniente da cobrança pelo uso da água retornando para a bacia e para o cidadão que vive em torno do Rio São Francisco”, disse.

De acordo com o diretor-geral do SAAE-Pirapora, Esmeraldo Pereira, este novo sistema era um projeto antigo da autarquia. “A captação que existia era obsoleta e depreciada, com mais de 60 anos, portanto, não atendia à demanda de abastecimento da região, que é de aproximadamente 36 mil pessoas e o Distrito Industrial”, pontuou o diretor.

Ainda segundo o diretor, por estar numa localização estratégica, a captação será importante não somente para o abastecimento da população, mas também para o desenvolvimento da cidade. “Essa nova captação é moderna, com um sistema flutuante, importante nos períodos de seca. Tenho certeza que irá favorecer a ampliação do setor industrial. Então, só temos que agradecer o apoio do CBHSF, os colaboradores do SAAE e o esforço da prefeita Marcella Fonseca, que trabalhou muito por essa conquista”, falou Esmeraldo.

Para a prefeita Marcella, a inauguração da captação é um marco para a cidade. “Essa gestão trabalhou muito por este momento, por essa inauguração. A luta começou lá atrás quando o SAAE apresentou o projeto e em seguida assinamos o termo de cooperação técnica. É um trabalho de muitas mãos, que beneficiará milhares de cidadãos por muito tempo. Parabenizo o SAAE, o CBHSF, os colaboradores e demais prestadores de serviço. Estou muito feliz de entregar esta obra”, comentou a prefeita.


Veja as fotos da entrega do projeto: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto e fotos: Tiago Rodrigues