Expedição Científica do Baixo São Francisco de 2019 vira documentário

15/12/2020 - 19:00

Em tempos de isolamento social, a Expedição Científica do Baixo São Francisco possibilita aos interessados uma viagem pela região, através de documentário inédito disponível no Youtube. Além de imagens em altíssima qualidade, revelando a complexidade e a beleza da natureza locais, o filme também mostra o trabalho dos pesquisadores e as condições socioeconômicas das populações ribeirinhas ao longo do trajeto.

O documentário registrou, entre os dias 18 e 27 de novembro de 2019, aquela que foi considerada a expedição científica mais abrangente da história no Baixo São Francisco. Reunindo 50 pesquisadores de 16 instituições e 28 áreas de pesquisa, a iniciativa, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Laqua (Laboratório de Aquicultura CECA/UFAL) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), teve como objetivo estudar todo o Baixo, apresentando indicadores sociais, econômicos e ambientais para, de posse desses resultados, propor ferramentas para a tomada de decisões que buscam a conservação do Rio.

A expedição, que teve aporte financeiro da UFAL, do CBHSF e do MCTIC, percorreu 240 Km em dez dias, passando pelos municípios de Piranhas, Pão de Açúcar, Traipu, Porto Real do Colégio, Igreja Nova, Penedo, Piaçabuçu e a Foz do São Francisco. Para o professor da UFAL e coordenador da Expedição, Emerson Soares, “a jornada nos mostrou um rio muito machucado, mas, por outro lado, levamos conhecimento e esperança às populações ribeirinhas. Então, foi um trabalho muito bonito. Vale a pena assistir ao documentário”.


Assista ao vídeo e navegue pelo rio  com a 2ª Expedição Científica do Baixo São Francisco: 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
*Texto: Mariana Martins