Consulta pública reuniu quase 100 pessoas em Divinópolis

30/10/2015 - 21:36

Diversos segmentos participam da consulta

Diversos segmentos participam da consulta


Com um expressivo número de participantes, cerca de 100 pessoas, ocorreu no dia 29 de outubro, na cidade mineira de Divinópolis, a segunda consulta pública da segunda fase de encontros que integram o processo de atualização do Plano Decenal de Recursos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (2016-2025). O evento foi coordenado pelo engenheiro Emiliano Santiago, da empresa Nemus Consultoria, e contou com a presença do especialista em Geoprocessamento da Agência Nacional de Águas, Gonzalo Álvaro Fernandez, do prefeito da cidade de Divinópolis, Vladimir Azevedo, e da diretora geral da agência delegatária do Comitê, AGB Peixe Vivo, Célia Fróes.
De acordo com informações apresentadas pela Nemus, responsável pela atualização do Plano, a vazão média da bacia hidrográfica do rio São Francisco passou de cerca de 2.850 m³/s para 2.768,7 m³/s (em 2015), revelando queda na disponibilidade hídrica, o que contrasta com o aumento da demanda que passou a existir considerando o acentuado aumento populacional em toda a bacia: se no ano 2000 eram cerca 12 milhões de pessoas, agora são mais de 14 milhões de pessoas.
O prefeito Vladimir Azevedo agradeceu ao CBHSF pela atuação e iniciativa e enfatizou que a consulta pública, que reuniu vários segmentos, foi um “momento rico, no sentido do envolvimento dos cidadãos, para o aprimoramento de um documento tão importante para que todos nós possamos remar para o mesmo lado, o de melhorias para o rio”. Ainda durante o encontro, que foi mediado por Regina Greco, membro do CBHSF e presidente do Comitê da Bacia do Rio Pará, foram debatidas diversas situações que preocupam os usuários do rio, como a polêmica transposição das águas do São Francisco, o uso intensivo do solo, a “ineficiência” do sistema de cadastro de outorgas.
Com a fala, o prefeito Vladimir Azevedo.

Com a fala, o prefeito Vladimir Azevedo.


O encontro fez parte de uma série de quatro consultas públicas, uma em cada região fisiográfica da bacia do Velho Chico, nos meses de outubro e novembro. Depois de Pão de Açúcar, Alagoas (Baixo São Francisco) e Divinópolis, Minas Gerais (Alto), estão previstas consultas em Barra (BA), no dia 5 de novembro, e em Rodelas (BA), no dia 11 de novembro.
Veja como foi a consulta em Divinópolis e entenda quais serão os próximos passos.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF