População de Pão de Açúcar prestigia consulta pública

16/10/2015 - 11:15

O auditório da Faculdade São Vicente ficou lotado pela população do município de Pão de Açúcar (AL), na tarde desta quinta-feira, 15 de outubro, na consulta pública convocada para discutir a atualização do Plano de Recursos Hídricos do Rio São Francisco. O secretário executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, ressaltou a importância da participação popular nessa etapa do trabalho, destacando o caráter democrático que marca todas as ações do Comitê.
Maciel apresentou um diagnóstico da realidade do rio São Francisco, que agoniza. “Diante desse quadro dramático, os recursos do Comitê estão sendo investidos na recuperação do rio. Estamos financiando a elaboração dos planos municipais de saneamento básico e a atualização do nosso Plano de Recursos Hídricos. Este não é um documento para ser engavetado. Por isso, é importante a participação de todos os segmentos da sociedade”, considerou.
A secretária municipal de Saneamento de Pão de Açúcar, Soraia Omena Dantas, representou o prefeito Jorge Dantas (PSDB) na solenidade e reforçou o interesse do poder municipal em participar de todas as fases de planejamento, cujo objetivo seja a preservação e a sobrevivência do rio. O vereador Diomedes Rodrigues anunciou que já enviou para a Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas e Câmara Federal ofício com pedido de providências voltadas para a recuperação do Velho Chico.
Membro do Comitê, Jackson Borges disse que é de grande importância saber qual a real capacidade de doação de água do São Francisco. “Por isso é que se retoma a discussão da transposição”, explicou. E rebateu a opinião do único participante da consulta pública a se colocar favorável à obra do governo federal. “A água tem que chegar até o mar, mantendo seu ciclo natural. É inaceitável a opinião oficial de que nós queremos negar um copo de água a um irmão. O que não se pode é tirar água de onde se tem tão pouco”, completou.
DEGRADAÇÃO
O engenheiro Emiliano Santiago apresentou para os participantes da reunião o levantamento feito pela empresa Nemus Consultoria, contratada para promover o levantamento com vistas à atualização do Plano de Recursos Hídricos do São Francisco. Na explanação feita, Santiago atualizou informações sobre o nível de degradação do rio, a desertificação observada no Médio e Submédio São Francisco; as espécies ameaçadas; a supressão de mata ciliar; a má qualidade da água no Alto São Francisco, entre outros aspectos.
Na fase de debates, os participantes da consulta pública se posicionaram quanto à falta de apoio político para as questões relacionadas ao rio São Francisco; bem como quanto à necessidade de funcionamento imediato do Conselho Gestor da Revitalização.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF