Pirapora comemora Dia Nacional em Defesa do Velho Chico

06/06/2017 - 8:03

0072_foto Bianca Aun_Pirapora MG_02jun2017
Texto: Luiza Baggio e Fotos: Bianca Aun
O Dia Nacional em Defesa do Velho Chico foi comemorado em Pirapora (MG) no dia 3 de junho, com eventos da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. A comemoração tem como objetivo lembrar e mobilizar a população de que o rio precisa de cuidados. A campanha também aconteceu paralelamente em Ibotirama (BA), Paulo Afonso (BA), Traipú (AL) e Propriá (SE).
As atividades tiveram início com as boas vindas aos participantes, na noite de sexta-feira (02/06) com a apresentação teatral “O Barco dos Sonhos”, com o Grupo Araçá, no vapor Benjamim Guimarães, única embarcação movida à lenha no mundo. Um espetáculo de teatro, poesia, canto, dança e toda a magia das barrancas.
A comemoração no sábado (03/06) iniciou com o hasteamento da bandeira do Brasil na Capitania Fluvial do São Francisco e contou com uma apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Pirapora. Para o capitão Alessandro Anilton Nonato, é de suma importância ter a consciência de preservar o rio. “O São Francisco tem uma importância estratégica por ser uma hidrovia e também é uma fonte de riqueza e insumos para a sociedade. Por isso, nós temos a função e a obrigação de orientar e educar para a preservação do nosso rio”, afirma.
montagempirapora
Em seguida os padres de Pirapora realizaram a bênção das águas e os participantes seguiram por uma caminhada pelo rio São Francisco até o Centro de Convenções José Geraldo Honorato Vieira onde ocorreu a abertura oficial do evento.
A deputada federal e representante da Comissão da Transposição e Revitalização, Raquel Muniz (PSD/MG), explicou que a transposição é importante para as regiões de seca, mas não existe transposição sem água. “Precisamos revitalizar o São Francisco para que os nossos vizinhos nordestinos recebam a água”, afirma.
A solenidade oficial foi encerrado com lançamento do curta metragem “Pedro e o Velho Chico”. Direcionado ao público infanto-juvenil, o filme traz reflexões importantes para as futuras gerações sobre a degradação e outros os problemas que envolvem o São Francisco.
Em seguida os participantes da campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” seguiram para a beira do rio onde aconteceu uma barqueata com a procissão dos santos. Barcos e caiaques navegaram como uma frota de proteção ao rio, chamando a atenção da sociedade para os problemas da região e a importância de revitalizar e reservar o São Francisco.
O peixamento feito pela comunidade local e participantes da campanha foi um momento marcante e importante da campanha. Curimatãs e alevinos foram disponibilizados pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) para povoar o rio e aumentar o seu potencial.
Com a simplicidade da música e a delicadeza dos jovens terminaram as comemorações do Dia Nacional em Defesa do São Francisco em Pirapora (MG). A Orquestra Sinfônica Jovem do município encantou a todos e sensibilizou sobre a importância de cuidar, preservar e de revitalizar o rio São Francisco! 
montagempirapora3
Preservação do Cerrado e da Caatinga
Este ano, a campanha “Eu viro carranca pra defender o Velho Chico” teve como tema a preservação do Cerrado e da Caatinga. A coordenadora da Câmara Consultiva Regional (CCR) do Alto São Francisco, Sílvia Freedman, explicou que o objetivo da campanha foi de coletar assinaturas para viabilizar uma proposta que institua a Caatinga e o Cerrado como patrimônios nacionais. A expectativa, segundo ela, é de recolher dois milhões de assinaturas necessárias para que o projeto seja aprovado.
Sílvia ressalta que a preservação do Cerrado é importante porque ele tem papel fundamental na distribuição de recursos hídricos. “Hoje, 78% da bacia do Alto São Francisco precisa de proteção, por isso, temos que preservar o Cerrado, pois sua destruição impacta diretamente na crise hídrica que estamos passando”, esclareceu.
Participe da luta pelo Cerrado e Caatinga! Assine o abaixo-assinado!

Veja as fotos do evento