CBHSF contribui com debate sobre o Corredor Multimodal

08/04/2014 - 16:39

“O projeto do Multimodal é promissor e aponta para um desenvolvimento econômico e do setor de navegação no Velho Chico, mas é necessário um maior diálogo com os diversos atores que dependem das águas do Chico. É importante que os usuários das águas sejam chamados para o debate”, salientou o secretário José Maciel Oliveira, ao participar, nesta segunda-feira (7.04), do Workshop Socioambiental: Corredor Multimodal do Rio São Francisco, na cidade de Petrolina, em Pernambuco.
O secretário mencionou ações do Comitê que trazem bons resultados a partir do diálogo constante com as comunidades beneficiadas, a exemplo dos projetos hidroambientais, que são financiados com recursos da cobrança pelo uso das águas do Velho Chico, promovendo, por exemplo, a revitalização e conservação de nascentes, tão importantes para aumento na quantidade e na qualidade das águas do rio. São projetos planejados, respeitando a colaboração das comunidades de todas as regiões da bacia.
O evento em Petrolina tratou de diversos assuntos na busca de reflexões socioambientais para a implementação do Corredor Multimodal. As frequentes reduções de vazão do Velho Chico também foram lembradas, e o engenheiro de Transportes do Banco Mundial, Rafael Rorato, chamou à atenção para o setor elétrico, que, segundo ele, “é quem manda nas águas do rio atualmente”. Já Maciel Oliveira salientou a necessidade da criação do Pacto de Gestão das Águas. “Se não fizermos esse pacto para cada um saber qual é o seu limite, a gente não vai ter uma boa gestão de usos múltiplos. Os usuários devem se unir para a criação desse consenso”, enfatizou o secretário.
O representante do Comitê aproveitou a oportunidade para convidar os presentes à participarem da Campanha Nacional em Defesa do Rio São Francisco, promovida pelo CBHSF e que acontecerá no dia 3 de junho. “Será um dia em que vamos mostrar, coletivamente e a nível nacional, que o Velho Chico precisa urgentemente de cuidados”, disse Oliveira.
O Workshop Socioambiental é realizado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaiba – Codevasf, em parceria com outras instituições, e teve como objetivo engajar organizações chave do setor público e da sociedade civil relacionados à dimensão socioambiental do projeto; apresentar possíveis oportunidades e impactos relacionados e levantar subsídios para o Plano de Ação para implementação do projeto.
Em continuidade aos debates, acontece entre os dias 9 e 11 de abril, em Salvador, na Bahia, o Workshop Estratégico: Corredor Multimodal do Rio São Francisco, que conta também com a participação do CBHSF.
O MACROZONEAMENTO
Ainda no evento, o Ministério do Meio Ambiente, através do seu analista ambiental, Fabio Abreu, falou sobre a relação do Macrozoneamento Ecológico-Econômico – da Bacia do São Francisco com o Multimodal e, na oportunidade, mencionou a solicitação de manifestação para a elaboração do ZEE, lançada no último dia 27 de fevereiro, pelo Ministério. Os candidatos à execução do serviço de consultoria para a elaboração do ZEE devem enviar ao MMA a manifestação de interesse até o próximo dia 17 de abril.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF