Eu viro carranca quando vejo esgoto sendo jogado no rio São Francisco

23/05/2016 - 18:42

rio-esgoto
O rio São Francisco sofre diariamente com esgotos e resíduos sem tratamento que são despejados em suas águas. A poluição do rio gera impactos graves e preocupantes para o meio ambiente e toda a população como a inutilização das águas para consumo humano, morte de peixes e o aparecimento de doenças, o que impossibilita que o ribeirinho possa se banhar e nadar em suas águas.
Um dos principais motivos para a existência desses problemas é a falta de um Plano de Saneamento Básico, documento que estabelece medidas de melhorias em áreas como abastecimento de água potável, manejo da água da chuva e resíduos sólidos, coleta e tratamento de esgoto e limpeza urbana. Já existe uma Lei Federal, nº 11.445, de janeiro de 2007, que prevê que todos os municípios brasileiros devem ter um Plano de Saneamento Básico. Mas essa não é a realidade da maioria das cidades ribeirinhas.
Preocupado com a poluição das águas do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já financiou, com recursos da cobrança pelo uso das águas, a elaboração de 25 Planos de Saneamento nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, em investimentos que ultrapassaram R$ 5 milhões. Além disso, com a intenção de aplicar mais R$ 8 milhões na elaboração de novos planos, o Comitê está recebendo, até o dia 31 de maio, manifestações de interesse de outros municípios que querem ter seus Planos Municipais de Saneamento Básico.
Se o seu município não tem Plano de Saneamento, clique e veja como participar.
Para saber mais sobre a campanha em defesa do rio São Francisco, acesse o hotsite Eu viro carranca pra defender o Velho Chico. E siga o trabalho do CBHSF durante todo o ano no site e nas redes sociais: facebook, instagram e twitter.