CCR Submédio discute sobre campanha em defesa do Velho Chico

02/04/2014 - 10:45

A Câmara Consultiva Regional (CCR) do Submédio do Rio São Francisco se reuniu nesta terça-feira (1.04), na sede da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), no município pernambucano. O tema de maior discussão foi a Campanha Nacional em Defesa do Rio São Francisco, que acontece no dia 3 de junho e deve mobilizar toda a bacia hidrográfica. A programação visual da atividade foi apresentada aos membros da CCR, que conheceram o planejamento pré-campanha, como forma de atrair o maior número possível de simpatizantes e apoiadores da causa em defesa do rio.
O coordenador da CCR, Uilton Tuxá, anunciou que pretende realizar oficinas e mobilizações para garantir uma presença maciça de pessoas na data da mobilização. “Vamos mobilizar, sim, a população local e acredito que iremos contar com a colaboração de grandes parceiros, a exemplo das prefeituras da nossa região”, afirmou.
Ele admitiu que irá aproveitar a reunião extraordinária da Diretoria Colegiada do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, marcada para o dia 16 de abril, em Maceió, para definir qual tipo de mobilização será aplicada na região, no dia 3 de junho. Uma das sugestões é a atitude simbólica de se fazer a doação de água para o rio, semelhante a doação de sangue que se faz a um doente em situação crítica.
Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Salitre, Almacks Luiz defendeu que haja uma atenção especial nas emissoras de rádio locais, na busca de mobilizar às pessoas que vivenciam a realidade do São Francisco no seu cotidiano. Para ele, são essas as emissoras que falam a linguagem da população próxima e, além disso, representam grande parceria para a manutenção e preservação do rio, motivo pelo qual merecem participar do plano de mídia com vistas ao dia nacional de mobilização.
VISITA À COMPESA
Antes da reunião, os membros da Câmara Consultiva Regional participaram de uma visita às instalações da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para conhecer a técnica utilizada pela empresa no tratamento de águas servidas no município de Petrolina. A companhia promete ampliar em 60% a oferta de água, através da ampliação do seu sistema de abastecimento, investimento de R$ 57 milhões e atendimento à população pelos próximos 20 anos. Como forma de conscientizar os consumidores para a importância da água para o consumo, a empresa garante que oferece um produto de qualidade que permite a ingestão do líquido após uma filtragem simples, das que são feitas por filtros com carvão instalados logo após a saída da água pela torneira.
De acordo com explicações do gerente da empresa, Igor Galindo, as técnicas atuais causam o menor impacto ambiental e o retorno da água tratada para consumo é de 95%. “A empresa está de parabéns e se torna uma grande parceira do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, visto que demonstra um grande investimento para garantir a preservação do rio”, avaliou Luiz Dourado, membro do CBHSF.
 ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF