Jornal Travessia – edição de setembro/2018

19/09/2018 - 11:35


 
A edição online da 17ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!
O jornal traz como destaque a solenidade de entrega do projeto de construção da estrada que dá acesso ao Povoado Resina, no município de Brejo Grande (SE). A obra foi entregue no início do mês de setembro para a comunidade local e financiada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A ação irá contribuir para o trânsito de pessoas, escoamento da produção e atendimento médico da população.
Outro interessante assunto é a prática da piscicultura. Como uma das atividades promissoras, devido às condições climáticas do país, a piscicultura vem ao longo dos anos, ganhado destaque pela geração de renda, empregabilidade e contribuição com o desenvolvimento das cidades, mas também é alvo de severas críticas quanto ao impacto nas águas. Na região de Itaparica, na cidade baiana de Glória, a atividade acontece há 15 anos, aproximadamente. E entre ônus e bônus, a população encontra nessa área um ramo para empreender, segundo os produtores, associado aos cuidados com o meio ambiente e preservação das águas para também manter a qualidade da espécie.
Reunião pública sobre o perigo de ocupações irregulares nas margens do Velho Chico também é outro destaque da edição do Travessia. Nas duas últimas décadas, 96 mil pessoas foram atingidas de alguma forma por algum tipo de desastre natural. O resultado é um prejuízo anual para o país de aproximadamente R$ 40 milhões apenas em casos de inundações e deslizamentos. Os dados foram apresentados pelo representante da Defesa Civil Nacional, Gunter Moraes.
A edição do Jornal também traz informações sobre a vigésima edição do Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (XX ENCOB) e os resultados da 1ª etapa pernambucana da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI).
O ‘Dois dedos de prosa’ do mês foi com Deivid Lucas de Oliveira, coordenador da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança do CBHSF. Em entrevista falou sobre as atribuições e desafios das atividades da CTOC.

Boa leitura!

Confira a versão digital do Jornal Travessia: