Jornal Travessia – edição de dezembro/2020

29/12/2020 - 14:00

A edição online da 44ª edição do Jornal Travessia do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) já está disponível!

A publicação traz informações sobre a aprovação do modelo conceitual para a construção do Pacto das Águas que aconteceu durante a XXIII Reunião Plenária Extraordinária. O Pacto das Águas visa o atendimento e a distribuição equânime da água da bacia a fim de evitar conflitos, garantindo a sua qualidade e quantidade, além de estabelecer compromissos de ações conjuntas e prever ferramentas de monitoramento e de revisão ao longo do tempo. As ações do Pacto devem ser diretamente conectadas com o Plano da Bacia do Rio São Francisco (PBHSF).

O Travessia também destaca as obras que foram entregues no último mês pelo CBH São Francisco. No dia 25 de novembro, na cidade de Pirapora (MG), região do Alto São Francisco, um moderno Sistema de Captação e Adução de Água Bruta foi inaugurado, que será responsável pelo abastecimento de 60% da população do município. No dia 11 deste mês, a instalação de 18 comportas em 18 canais de irrigação a jusante da barragem do Zabumbão, entre os municípios de Paramirim e Caturama, na Bahia foram entregues.

Neste mês aconteceram dois importantes eventos que contam com o apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Circuito Penedo de Cinema e a Expedição Científica no Baixo São Francisco. Na publicação é possível conferir os detalhes das iniciativas.

Os Dois dedos de prosa da edição é com a antropóloga, Andréa Zhouri, que realiza pesquisas sobre hidrelétricas há 21 anos, analisando os impactos e consequências socioambientais das barragens.


Leia mais detalhes sobre os assuntos na versão digital do Jornal Travessia:


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social