Ministro se posiciona contra privatização das águas durante homenagem do CBHSF

21/03/2018 - 9:07


A tarde desta terça-feira (20 de março) foi de homenagens no estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF). O presidente do colegiado entregou a Medalha Velho Chico ao ministro do Meio Ambiente (MMA), Sarney Filho; ao secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, Edson Duarte; e ao secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do MMA, Jair Vieira Tannús Júnior, representado pelo diretor de Revitalização de Bacias, Renato Saraiva, por motivos de saúde.
Ao fazer a entrega da honraria ao ministro, o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, ressaltou o compromisso de Sarney Filho com a gestão dos comitês de bacia. Como exemplo, recordou da assinatura do decreto de criação do colegiado que representa as águas são franciscanas, em 2001, quando também exercia o cargo e repete o feito ao criar o Comitê do Rio Parnaíba, depois de um processo de quase duas décadas.
Miranda aproveitou a oportunidade para ressaltar a grande tarefa do governo federal para colocar em primeiro plano a questão ambiental. “Esse é um grande desafio: tirar a 9.433, a chamada Lei das Águas da gaveta e implementá-la por completo”, disse. Anivaldo Miranda também destacou o trabalho de Jair Tannús no fortalecimento do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) e enalteceu o secretário Edson Duarte como “um grande ativista pela questão ambiental”, além da atuação firme e constante de Renato Saraiva.


Assista à entrega da Medalha Velho Chico


Ao agradecer a homenagem, o ministro Sarney Filho deixou clara a sua posição com relação à gestão das águas. “Somos contra a privatização da água, que é um bem público, um bem da sociedade”, afirmou ele, seguido dos aplausos dos que acompanharam a solenidade. “Os comitês representam o parlamento das águas, a voz da sociedade”, emendou. Sarney Filho anunciou, como primeira medida após a conversão de dívidas do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama) em favor do chamado rio da integração nacional, a disponibilidade inicial de R$ 300 milhões para aplicação em ações de revitalização na recarga do manancial. O ministro disse, ainda, ter recomposto os orçamentos do próprio Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICM Bio) para ações de fiscalização.
O secretário do MMA, Edson Duarte, recordou sua ligação afetiva com o Velho Chico, por ser natural de Juazeiro, na Bahia, cidade banhada pelo rio. Ele também ressaltou a importância dos comitês na relação com a sociedade. “O comitê é a mais forte representação da sociedade e essa homenagem tem de ser entregue a muitos outros que lutam em defesa do São Francisco”, disse ele.
O diretor Renato Saraiva, ao receber a medalha em nome de Jair Tannús, garantiu que o maior exemplo do comprometimento do MMA com o rio da integração nacional está no reconhecimento do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do São Francisco, instrumento que, segundo ressaltou, será cada vez mais fortalecido.
A medalha Velho Chico traz a imagem de uma carranca e é entregue às pessoas que atuam em defesa da bacia e se destacaram em ações de preservação e revitalização do rio.

Veja as fotos da homenagem:

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Bianca Aun e Ohana Padilha