8º Fórum Mundial da Água é encerrado com o consenso de que cumpriu objetivos

23/03/2018 - 9:31


O maior evento global que tem a água no centro das discussões está sendo oficialmente encerrado hoje (23) com o consenso entre organizadores e grande parte dos participantes que cumpriu os seus objetivos: colocar a água no topo da agenda política e da sociedade. A inserção do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) no 8º Fórum Mundial da Água, que contou com um estande com vasta programação, também foi considerada um sucesso pelo presidente, Anivaldo Miranda.
“Consideramos que o balanço do 8º Fórum Mundial da Água foi bastante positivo. Até porque ele suscitou outros encontros, como o próprio FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água). Nós participamos, de alguma forma, de todos os espaços, assim como dos eventos na Vila Cidadã e do nosso estande, que foi um ponto de encontro muito importante para conhecer novas experiências. Foi um investimento absolutamente correto e deu resultados. Enfim, acho que o comitê sai fortalecido”, disse.
Miranda destacou ainda as conquistas e articulações do CBHSF durante os seis dias de evento. “Firmamos aqui vários termos de cooperação técnica, como o com a Sudene [Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste] e com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura [IICA]. Recebemos também a visita de representantes de outros comitês de bacia, de secretários de Estado do Meio Ambiente e, sobretudo, do ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que reafirmou a vontade de cooperação do ministério, através da secretaria nacional de Recursos Hídricos, com o comitê”.
Por fim, o presidente do CBHSF elogiou o programa Fala Chico, que levou ao público a apresentação de estudos, palestras e mesas redondas com assuntos inerentes ao tema ‘Água e sustentabilidade’, por profissionais renomados e reconhecidos no meio. “O nosso trabalho de comunicação, através da empresa Tanto, foi absolutamente permanente. Filmamos o bate papo e a intervenção de diversas pessoas, desde pesquisados de recursos hídricos até ativistas ambientais e autoridades da gestão da água”.
A água no centro dos debates
Pelo menos em relação a números, o 8º Fórum Mundial da Água superou em muito as edições anteriores. Até as 14h de ontem (22), o Fórum já havia recebido 85 mil pessoas de 172 países diferentes. Destas, 74,5 mil visitaram a Vila Cidadã e a Feira; e 10,5 mil são congressistas que participaram das mais de 300 sessões temáticas do Centro de Convenções Ulysses Guimarães e visitaram a Expo. “Esses números estão totalmente fora de qualquer expectativa que havíamos construído. Imaginávamos ter, ao final da semana, 8 mil participantes e 32 mil visitantes na feira e na vila. Chegaremos, possivelmente, a pouco mais de 100 mil participantes [ao final do dia de hoje (23)]”, afirmou o diretor-executivo do 8º Fórum Mundial da Água, Ricardo Andrade, durante coletiva de imprensa.
Os organizadores também destacaram a representatividade no evento. A abertura contou com a presença de 12 chefes de Estado, governo e altas autoridades internacionais e o evento teve a participação de representantes de importantes organismos internacionais, como a Organização das Nações Unidas e suas agências, União Europeia, Banco Mundial, BID, CPLP, OCDE entre outros. “Sem dúvida nenhuma esse é o maior e mais bem atendido evento da história dos Fóruns Mundiais da Água em todo mundo. Isso mostra que o tema da água está se realmente se tornando um tema importante, não só para os técnicos que trabalham na área, mas para o cidadão comum e para a classe política”, destacou o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga.
O Fórum Mundial da Água teve, nesta 8ª edição, uma importante inovação: a participação do Poder Judiciário, instância a que cabe a decisão final sobre disputas envolvendo os recursos hídricos. A Conferência de Juízes e Promotores teve a presença de 83 juízes, promotores e especialistas de 57 países e emitiu como documento final a “Carta de Brasília”.
O Instituto Global do Ministério Público, que reúne membros de ministérios públicos de diversas nações do mundo em torno de temas ligados à proteção dos recursos naturais, também elaborou a “Declaração do Ministério Público sobre o Direito à Água”, que foi assinada por nove países.
A Conferência de Ministros aprovou a declaração intitulada “Chamado urgente para uma ação decisiva sobre a água”, fruto das discussões entre ministros e chefes de delegação de mais de 100 países. O documento, produzido por 56 ministros e 14 vice-ministros de 56 países, estabelece ações prioritárias para enfrentar os desafios relacionados ao acesso à água e ao saneamento.
Na Conferência Parlamentar, 134 parlamentares de 20 nações produziram como documento final: a Declaração Parlamentar.
Autoridades locais e regionais lançaram o “Chamado para Ação de Governos Locais e Regionais sobre Água e Saneamento de Brasília”, a conferência teve a participação de 150 prefeitos, governadores e deputados estaduais.

Veja as fotos do evento:

*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun e Ohana Padilha