CBHSF participa ativamente das atividades do 8º Fórum Mundial da Água

20/03/2018 - 15:29


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) deverá firmar uma importante parceria para a efetivação de projetos na bacia do chamado rio da integração nacional com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). Para isso, o representante da instituição no Brasil, Allan Jorge Bojanic, se reuniu na manhã desta terça-feira (20 de março), com o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda e outros representantes do colegiado, no estande do Comitê, no 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília (DF).
Para isso, deverá ser promovido um seminário em maio, também na capital federal, do qual devem participar representantes das duas instituições. No encontro, deverão ser apresentadas as linhas de atuação da FAO e definidas as áreas afins do CBHSF para, a partir daí, surgir a parceria. O presidente do CBHSF destacou que se trata de uma cooperação mútua há muito esperada pelo colegiado.
De acordo com Anivaldo Miranda, essa parceria será capaz de frutificar na forma de efetivação de ações que constem no Plano de Recursos Hídricos da bacia do Rio São Francisco. “Iremos conhecer as linhas de atuação desse importante organismo internacional e fortalecer ainda mais as ações do Comitê”, resumiu Miranda.
O representante da FAO considerou “bastante real” uma relação institucional entre os dois entes, em favor da bacia do Velho Chico. O representante do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Francisco Campelo, também presente à reunião, destacou o papel articulador e colaborador do órgão nesse processo de aproximação entre o CBHSF e as instituições internacionais de fomento em geral, a exemplo da FAO.
O professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), George Gurgel, ressaltou a importância da construção desse processo, especialmente em virtude do Plano de Recursos Hídricos da bacia. O professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Inajá de Souza, o também professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Melchior Carlos do Nascimento e o coordenador da Câmara Consultiva Institucional e Legal (CTIL) do Comitê, Luiz Roberto Porto Farias também participaram do encontro.

Veja as fotos da reunião:


O CBHSF participa ativamente das atividades do 8º Fórum Mundial da Água, que acontece na capital federal até a próxima sexta-feira, dia 23, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães; no espaço Vila Cidadã; e no Estádio Mané Garrincha.

*Texto: Delane Barros
*Fotos: Ohana Padilha