Fala Chico recebe superintendente da Sudene

21/03/2018 - 21:04


Na tarde desta quarta-feira (21), foi assinado um Termo de Cooperação Técnica entre a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), para o desenvolvimento e execução de ações de interesse comum, em prol do Velho Chico. O Fala Chico recebeu o superintendente Marcelo Neves para uma conversa sobre o assunto.
Por envolver uma área que tem o maior percentual de semiárido habitado no planeta, a Sudene tem como principal desafio fazer o planejamento dessa região que abrange o Nordeste, Norte de Minas Gerais e Norte do Espírito Santo. “Nada mais importante do que tratar do tema meio ambiente e gestão das águas no Fórum Mundial da Água e no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que é o rio mais importante da nossa região”, afirmou Marcelo Neves.
Para ele, “é até estranho esse Termo de Cooperação não ter sido assinado antes. O CBHSF tem feito um trabalho muito importante, em seus 15 anos de atuação, não só levantando os assuntos que realmente interessam para os recursos hídricos de toda a bacia, mas tratando também de temas transversais. A Sudene, como o órgão que faz todo o planejamento de gestão tem, necessariamente, que se envolver nesses assuntos, e, a partir de hoje, vamos estreitar a conversa com o Comitê para que possamos, juntos, levantar quais as possibilidades para o desenvolvimento sustentável da Bacia”.


Assista ao Programa Fala Chico


O próximo passo será a elaboração do plano de trabalho que vai abarcar desde os assuntos do dia-a-dia do Comitê, até aqueles referentes ao financiamento de projetos ao longo da bacia do São Francisco. “Essa é uma das funções da Sudene, que coordena os fundos regionais, como o FNE, o maior fundo da nossa região, operado pelo Banco do Nordeste e o FDNE, Fundo de Desenvolvimento do Nordeste, também operado pelo Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Caixa Econômica. Então, temos condições de implementar esses projetos”, afirmou Neves.
A conversa foi mediada pelo representante do CBHSF, George Gurgel, que encerrou o debate agradecendo e com a certeza de que o acordo será de extrema importância e muito bem-sucedido para a causa do Velho Chico.
O Fala Chico acontece no estande do CBHSF, no Fórum Mundial da Água.

Veja as fotos do Fala Chico:

*Texto: Mariana Salazar
*Fotos: Ohana Padilha