Programa Fala Chico marca primeiro dia do estande do CBHSF

19/03/2018 - 22:13


O primeiro dia de atividades no estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) foi marcado por visitas de participantes do 8º Fórum Mundial da Água interessados em saber sobre os projetos, ações e boas práticas de revitalização e sustentabilidade. Quem passou por lá pode conferir os vídeos e materiais institucionais do Comitê, como os informativos, revistas, cartilhas e manuais.
O ponto alto do dia foi o bate-papo entre o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda e Valmir Pedrosa, pesquisador e professor da Universidade Federal de Alagoas, especialista em recursos hídricos. O tema, Construindo a Segurança Hídrica Nacional, abordou questões como os problemas de enchentes, na maioria das vezes causadas pela ocupação desordenada das margens dos rios e como promover a segurança hídrica na região do semiárido.
Segundo o professor, baseado em um conceito criado pela ONU, a segurança hídrica abrange quatro dimensões: cidades (garantia de água para abastecimento das cidades da bacia); economia (uso eficiente e reuso da água); meio ambiente (preservação); e prevenção de catástrofes (secas e enchentes).


Assista ao Programa Fala Chico


Para Pedrosa, “os instrumentos de gestão, se bem utilizados, atendem bem à questão da segurança hídrica. Porém, para prevenção de catástrofes, por exemplo, são necessárias obras como a construção de reservatórios, barragens de contenção, dentre outras”.
O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, revelou que estão programadas reuniões nas CCRs Médio, Submédio e Baixo São Francisco, onde as prefeituras e a população serão convidadas para tratar do tema, principalmente no que se refere às construções irregulares na beira do Rio São Francisco.
Para encerrar o dia, o cantor Paulão, militante das causas sociais em defesa do São Francisco, à frente do grupo musical Morão di Privintina, e que se destacou com a música I-Margem integrante da trilha sonora da novela Velho Chico, embalou o ambiente e atraiu os transeuntes com sua voz e violão.
Entre os dias 19 e 22 de março, o estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco vai contar com uma programação intensa e diversificada. Serão apresentadas palestras, mesas redondas, bate-papos, coletivas de imprensa, homenagens e happy hour com música ao vivo.

Veja as fotos do primeiro dia de programação do estande:

Veja aqui a programação de amanhã:

11:30h – Coletiva de Imprensa – lançamento do II SBHSF
17h – Homenagem – Medalha Velho Chico
• Sarney Filho ( Ministro do Meio Ambiente)
• Edson Duarte (Secretário de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – MMA)
• Jair Vieira Tannús Junior (Secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental – MMA)
17:30h – Fala Chico – Palestra prof. Jaildo Pereira: “Financiamento da gestão dos recursos hídricos da BHSF”
18h – Happy Hour com Paulão (voz e violão)

*Texto: Mariana Salazar
*Fotos: Bianca Aun e Ohana Padilha