Delegação portuguesa prestigia estande do CBHSF

21/03/2018 - 19:36


Autoridades de Portugal e representantes da empresa lusitana Nemus Consultoria, responsável pela atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, marcaram presença nesta quarta-feira (21) no estande do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), no 8º Fórum Mundial da Água.
Na ocasião, o diretor da empresa, Pedro Bettencourt, destacou três desafios principais na atualização deste documento que é de fundamental importância para a gestão da bacia. “Em primeiro lugar foi reunir os dados. O São Francisco é muito complexo, um rio muito grande, com regiões muitos diferentes umas das outras. Foi preciso reunir dados sobre águas superficiais, subterrâneas, sobre quantidade, qualidade, usos, outorgas e muitos outros”.
O segundo desafio apontado por Bettencourt diz respeito ao cruzamento destes dados. “A ideia foi dar sentido a estas informações, fazer projeções, ver como seria o futuro, como vão evoluir as demandas nos próximos 10, 20 anos. Foi buscar entender também como as alterações climáticas vão influenciar a bacia, como será o crescimento populacional e as demandas da agricultura, por exemplo”, contou.
Por fim, o diretor da Nemus Consultoria apontou a conciliação de todos os pontos de vista como o terceiro e principal desafio na atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. “Temos na bacia muitos atores, alguns muito poderosos. Temos os atores institucionais, a agência da água, os governos estaduais, os serviços estaduais de gestão da água, grandes indústrias, a mineração, a agroindústria e, portanto, construir uma decisão coletiva e um consenso foi um grande desafio”, finalizou.
A um custo de quase R$ 7 milhões, a atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco norteará a aplicação dos recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas do Velho Chico em ações estruturantes em prol da sustentabilidade da bacia pelos próximos 20 anos. O plano de bacia é um instrumento regulamentado na lei federal n*9.433/97 que serve como base para a incorporação, de maneira mais consistente, dos aspectos ambientais, de modo a garantir os usos múltiplos de forma racional e sustentável de uma bacia, em consonância com a gestão integrada e com as políticas públicas de meio ambiente e recursos hídricos, estabelecendo, assim, metas e ações de curto, médio e longo prazo.
Além de representantes da empresa Nemus Consultoria, o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Nuno Lacasta, também marcou presença e prestigiou o estande do CBHSF.

Veja as fotos do encontro:

*Texto: Luiz Ribeiro
*Fotos: Bianca Aun