Simpósio acadêmico sobre o rio São Francisco tem início em Juazeiro

06/06/2016 - 11:05

2016-JUN- 5-a-9-Juazeiro-ISimposio-CBHSF-Regina Lima (11)
No Dia Nacional do Meio Ambiente, 05 de junho, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) iniciou em Juazeiro, na Bahia, um encontro inédito que visa reunir os estudos acadêmicos sobre o rio e a bacia do Velho Chico. O I Simpósio da Bacia do Rio São Francisco prossegue até o dia 09 de junho com debates, conferências, apresentação de trabalhos e visitas técnicas, nos campi de Juazeiro e Petrolina (PE), da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf).
A abertura do Simpósio, na noite do dia 05 (domingo), contou com a apresentação da Orquestra do Sertão, que uniu aos clássicos mundiais, canções do universo musical nordestino tão influenciado pelo Velho Chico. A plateia foi formada por professores e estudantes de instituições de ensino e pesquisa dos estados da bacia, além de autoridades locais e ambientalistas defensores do rio.
“Estamos aqui fazendo escola ao unir as inteligências, as pesquisas científicas e as experiências de gestão em busca de soluções para os grandes desafios da bacia do São Francisco, que são enormes e não serão vencidos por nenhum ente sozinho”, afirmou o presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, destacando o papel articulador como missão primordial do colegiado. Para Miranda, “repousa sobre a Academia a missão de repensar novos modelos de desenvolvimento, evitando o acirramento dos conflitos pelos recursos hídricos”.
O coordenador geral do Simpósio, professor Renato Garcia, da Univasf, ressaltou ser o encontro uma iniciativa do Fórum de Pesquisadores da Bacia do São Francisco, estimulados pelo Comitê de Bacia, financiador do evento, em parceria com a sua universidade. “Esta universidade que é nova, mas já nasce com o nome do rio cravado em seu próprio nome, assume esse compromisso de se unir à luta em defesa desta bacia. Esse Simpósio é fruto de um grande esforço em desvendar o estado da arte dos estudos científicos sobre o rio São Francisco”, ressaltou.
A Universidade Federal do Vale São Francisco foi representada pelo reitor em exercício, Telio Nobre Leite. Estiveram também presentes o presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos, Vladimir Caramori, e o representante dos Comitês de Bacia do Estado do Ceará, Alcides da Silva Duarte, que conclamou a todos a “unir nossas diferenças em torno de um objetivo comum para termos mais força e mais apoio em defesa do rio São Francisco”, referindo-se principalmente aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande Norte, novos receptores das águas do Velho Chico, após conclusão do processo de transposição. “Se cuidarmos do rio, ele terá água suficiente para todos nós”, disse.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF