Show na Orla de Juazeiro reúne Matingueiros e Morão diPrivitina

08/06/2016 - 14:20

Um show gratuito com grupos musicais inspirados na rica cultura da bacia do Velho Chico encerrará nesta quarta-feira, dia 08 de junho, o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A programação acontece a partir das 20h, na Orla II de Juazeiro, Bahia, próximo ao histórico vapor Saldanha Marinho, e contará com os grupos Matingueiros, de Petrolina(PE), e Morão diPrivitina, de Bom Jesus da Lapa(BA), que integra a trilha sonora da telenovela Velho Chico, da Rede Globo.
Em 1998, na religiosa cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, no Médio São Francisco, o cantor e compositor Paulo Araújo e o poeta João Filho, preocupados em expressar de forma clara e inventiva a oralidade marcante da região, criaram o grupo Morão diPrivitina. A ideia é manifestar, por meio da música e da poesia, a cultura ‘fluvial’ nordestina, tão marcada pelas águas do Velho Chico e sua rica diversidade. O grupo participa da trilha sonora da novela “Velho Chico”, com a música “I-Margem”, composição de Paulo Araújo (Paulão) e João Filho. A trilha da produção televisiva conta com clássicos do cancioneiro nordestinos de artistas como Elomar, Xangai, Chico Cesar, Caetano Veloso, Maria Bethania, Gal Costa, Tom Zé e Alceu Valença.
Matingueiros – O grupo, fundado em 1999, herdou de Pernambuco e da Bahia os ritmos, a história e a musicalidade para formar a identidade de trabalho. O nome Matingueiros significa “cabra do mato”, uma expressão sertaneja típica que traduz o comprometimento do grupo em difundir os sons e idéias de suas raízes regionais. A musicalidade tem como base ritmos de xaxado, xote, baião, maracatu, caboclinho, coco, galope e samba. Será o encontro de duas bandas nascidas em cidades banhadas pelo rio São Francisco e, portanto, influenciadas por esse importante patrimônio natural brasileiro.
O I Simpósio da Bacia do Rio São Francisco é uma realização da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e reúne, de forma inédita, pesquisadores de todo o país, que se dedicam aos estudos sobre o rio da integração nacional. O Simpósio e o show dos grupos Matingueiros e Morão diPrivitina integram a campanha nacional ‘Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico’. Confira: www.virecarranca.com.br
Informações:
André Santana, jornalista CBHSF, 71.98216-8986 / 99205-5179
Ricardo Follador, jornalista CBHSF, 71,99192-6145
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF