Região mais populosa do São Francisco enfrenta alto índice de contaminação das águas

06/06/2016 - 15:47

2016-JUN- 5-a-9-Juazeiro-ISimposio-CBHSF-Regina Lima
A crítica situação de poluição das águas do Velho Chico, especialmente em sua porção mineira, foi a temática da mesa ‘Qualidade da Água’ no I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que aconteceu na manhã desta segunda-feira, (06/06 ), no campus Juazeiro (BA) da Universidade Federal do Vale São Francisco (Univasf). A mesa contou com as pesquisadoras Mônica Maria Diniz Leão e Sílvia Maria Alves Correa Oliveira, ambas da Universidade Federal de Minas Gerais, e Werusca Brasileiro, da Universidade Estadual da Paraíba, como moderadora. O Simpósio é promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em parceria com a Univasf.
O Alto São Francisco, região da bacia formada pelos municípios de Minas Gerais, concentra as principais nascentes e afluentes do Velho Chico, além do maior centro urbano e econômico da Bacia, representado pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. As pesquisas mostram que nesta região, onde está 70% da população são franciscana, o rio é poluído desde os afluentes, ou seja, ainda em sua formação.
“A principal ameaça são os coliformes termotolerantes, com tendência de elevação. A sub-bacia do Alto São Francisco mais comprometida pela degradação é a do rio das Velhas”, explicou Sílvia Correa Oliveira. Entre os temas levantados pela platéia durante o debate estava a necessidade de unificar os parâmetros de análise da qualidade da água por toda a bacia. “É fundamental a preocupação com os estudos da qualidade, tanto quanto da quantidade das águas do São Francisco”, chamou a atenção Mônica Maria Diniz Leão, pró-reitora adjunta de Pesquisa da UFMG.
O I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acontece até o dia 09 de junho na Univasf, nos campi Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), reunindo pesquisadores de todo o Brasil e de outros países que se dedicam aos estudos sobre a bacia do rio São Francisco. O mote do Simpósio é ‘Integrando conhecimentos científicos em defesa do Velho Chico’. Todas as informações: sbhsf.com.br.
ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF