FIENPE tem nova coordenação

01/07/2021 - 11:54

Os membros do Fórum das Instituições de Ensino e Pesquisa da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (FIENPE) se reuniram no dia 28 de junho por videoconferência para definir a nova coordenação e comissão científica do Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (SBHSF). O novo coordenador do Fórum é o professor Jean Carlos Santos, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

“É com grande satisfação que assumo a coordenação do FIENPE. O conhecimento científico é um dos pilares que devem nortear decisões técnicas sobre o futuro do São Francisco e seus afluentes”, disse Jean.

A próxima edição do SBHSF contará com a coordenação do professor do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo Coutinho de Paula. “O Simpósio é um evento científico que aborda temas relevantes para a bacia do Rio São Francisco. Assumir a coordenação é um desafio e espero corresponder às expectativas”, afirmou.

A comissão científica do IV SBHSF é formada a partir dos membros do FIENPE. O IV SBHSF será composta pelo coordenador do evento Eduardo Coutinho, o coordenador do FIENPE, Jean Carlos Santos, bem como os membros do Fórum Sílvia Oliveira, Renato Garcia, Kleython Monteiro, Paulo Roberto de Moura Souza Filho, José Roberto Gonçalves de Azevedo e Melchior Nascimento.

O IV SBHSF acontecerá em junho de 2022. A ideia é que o evento aconteça de forma híbrida – online e presencial – na cidade de Belo Horizonte (MG).

SBHSF

O Simpósio é uma reunião científica, promovido pelo FINPE, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Dentre as diversas sessões temáticas destaca-se seu aspecto plural, contemplando desde trabalhos de cunho acadêmico, como também aqueles voltados às áreas de gestão de uma bacia hidrográfica de múltiplos usos e grandes desafios.

O evento ocorreu pela primeira vez em 2016 nas cidades vizinhas de Petrolina (Pernambuco) e Juazeiro (BA) e, posteriormente, em Aracaju (SE). A última edição do SBHSF ocorreu de forma online devido a pandemia do COVID-19. As conferências, palestras e mesas-redondas do III SBHSF que aconteceu em dezembro de 2020 podem ser acessados no canal do CBHSF no Youtube.

 


Assessoria de Comunicação CBHSF:
TantoExpresso Comunicação e Mobilização Social
Texto: Luiza Baggio